Faixa Atual

Título

Artista


Prefeitura de Caxias do Sul lança Plano de Arborização Urbana

Escrito por em setembro 22, 2020

Lançamento ocorreu nesta segunda-feira, no Dia da Árvore

A Secretaria do Meio Ambiente (Semma) de Caxias do Sul lançou nesta segunda-feira, dia 21 de setembro, Dia da Árvore, o Plano Diretor de Arborização Urbana do Município de Caxias do Sul (PDAU). Trata-se de um complemento ao Decreto que dispõe sobre as Normas de Arborização Urbana no âmbito do Município de Caxias do Sul, definindo casos onde há possibilidade de autorização de corte e poda de árvores em área pública e normas mais gerais sobre a implantação e manutenção da arborização de praças, parques e vias públicas.

O Plano de Arborização Urbana não é um simples regramento, ele aprofunda as questões já normatizadas no Decreto existente, e traz inúmeros avanços na temática da Arborização Urbana no município. Atualmente existem processos pendentes para execução de cortes em 217 árvores e poda em mais 220. Além disso, estão em espera a vistoria de 153 espécies e a vistoria para a poda em 198 árvores.

O PDAU foi elaborado com base nos inventários produzidos no Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica, o que, segundo a bióloga Morgana Rech, se torna o grande diferencial, já que a maioria dos municípios que implementou seu plano de arborização, o fez anteriormente ao conhecimento do patrimônio arbóreo existente. “Um dos programas do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica foi a realização do inventário da cobertura vegetal das áreas públicas e o levantamento georreferenciado a arborização urbana. Deste inventário, resultou um total de 64.123 árvores existentes nos passeios público. Desde então, todas as árvores suprimidas e novos plantios realizados pela Semma são incluídos em um Banco de Dados, disponível no GeoCaxias, para acesso de qualquer cidadão. Assim, o conhecimento do nosso patrimônio arbóreo foi o primeiro passo para subsidiar a elaboração do PDAU”, informa a bióloga da Semma.

Benefícios

O secretário Nerio Susin argumenta ainda que o Plano traz detalhes sobre a importância do manejo adequado, desde a obtenção ou produção das mudas, seu plantio na arborização urbana, até as melhores técnicas de poda e outras práticas possíveis. “Este planejamento trará enormes benefícios à população, pois o primeiro passo para uma arborização urbana de qualidade é a escolha adequada das espécies e dos locais para plantio. Além de diminuir conflitos e transtornos, o objetivo é embelezar a nossa cidade, incrementar a biodiversidade, trazendo benefícios à flora e fauna local, e trazer também maior qualidade de vida às pessoas, já que a arborização urbana é um bem de todos”, descreve.

O Plano agrega ainda ações de Educação Ambiental junto a escolas e ao público em geral, e a capacitação dos servidores envolvidos no planejamento, licenciamento e também manejo da arborização urbana.

Fonte: Ass.Imprensa Prefeit.

Foto: Fabiana de Lucena/Ass.Imprensa Prefeit.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *