Faixa Atual

Título

Artista


Prefeitura de Caxias do Sul intensifica fiscalização

Escrito por em junho 19, 2020

Ações ocorreram na manhã e tarde desta quinta-feira na área central e bairros da cidade com objetivo de orientar os comerciantes que cumpram o decreto estadual. A reportagem da Rádio Solaris 99.1 FM acompanhou

Após o Governo Estadual confirmar a continuidade da bandeira vermelha em Caxias do Sul, no distanciamento controlado, a prefeitura de Caxias do Sul recebeu uma recomendação do Ministério Público para adoção de protocolo com medidas sanitárias que deveriam ser implementadas na cidade em até 48 horas. Com isso, fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) e da equipe da Guarda Municipal (GM), realizaram fiscalizações emergenciais na região central e alguns bairros da cidade nesta quinta-feira, dia 18, pela manhã e a tarde. A reportagem da Rádio Solaris 99.1 FM acompanhou. 

As abordagens foram tranquilas no sentido de orientar os comerciantes, cujos estabelecimentos não são considerados essenciais, que mantenham as portas fechadas. A reportagem observou que a maioria das lojas não estavam abertas. Aquelas poucas que teimavam descumprir o decreto foram orientadas a cumprir as determinações. Em caso de reincidência podem ser multadas ou até mesmo ter o alvará cassado.

Maioria das lojas estavam fechadas na área central de Caxias

Alguns pedestres que não estavam usando máscaras (obrigatório na cidade) foram orientados a usar corretamente. Não houve nenhum incidente.

Pedestres que não estavam usando máscaras são orientados a utilizar proteção

Em nota, a prefeitura de Caxias do Sul reiterou que “as ações não tem o objetivo de amedrontar e intimidar a comunidade e, sim, fazer cumprir uma regulamentação estadual”. Na quarta-feira, foram flagrados 117 estabelecimentos trabalhando de forma indevida. Conforme Rodrigo Lazarotto, chefe da fiscalização, a SMU atuará diariamente nas ruas, já que recebem cerca de 30 denúncias por hora sobre irregularidades. Desde março, já foram cerca de quatro mil ligações recebidas e 3,8 mil vistorias. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156. 

Até o início desta semana, a fiscalização trabalhava com 14 fiscais. Agora, a equipe reduziu para 12 devido o afastamento de dois servidores.

Protesto

Um grupo de comerciantes se reuniu em frente à Prefeitura de Caxias do Sul na manhã desta sexta-feira, dia 19, para cobrar a reabertura do comércio. Durante conversa com o prefeito Flávio Cassina, o grupo contestou o fechamento do comércio devido  mudança da bandeira laranja para vermelha no Modelo de Distanciamento do Estado.

Os prefeitos tentaram recorrer a decisão diretamente com o governador Eduardo Leite, para um possível retorno para a bandeira laranja. Até o momento, nenhuma mudança foi realizada e a região segue na bandeira vermelha, o que impede a abertura do comércio.

Fotos: Rogério Costanza/Grupo Solaris

Lojistas foram orientados a cumprirem decreto do governo estadual

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *