Faixa Atual

Título

Artista


Prefeitura de Caxias do Sul inicia implementação de ônibus elétrico no transporte coletivo urbano

Escrito por em novembro 12, 2020

Inicialmente está prevista a alocação de um veículo no primeiro semestre de 2021

A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) informa que está dando início a experimentação de ônibus elétricos no Transporte Coletivo Urbano de Caxias do Sul, em parceria com a Marcopolo Next. Inicialmente, está prevista a alocação de um veículo elétrico no primeiro semestre de 2021. A assinatura do Termo de Compromisso entre as partes ocorreu na manhã desta quinta-feira (12), na prefeitura.

O Caxias Mobility Lab, projeto piloto para implementação de veículo elétrico movido à bateria, com carregamento por meio de plug-in, já está em desenvolvimento. A primeira etapa já foi finalizada, na construção do protótipo, que tem 12 metros de comprimento, propulsão elétrica e autonomia de 250 km. De acordo com o cronograma, o ônibus passará por testes em pista fechada a partir de dezembro e, em seguida, irá operar uma linha experimental entre Ana Rech e a área central, pelas ruas Pinheiro Machado, Feijó Júnior e Sinimbu, além da BR-116. 

Além de serem sustentáveis, os ônibus elétricos têm suporte para medição de telemetria e sistema de controle, “objetivos que a SMTTM espera introduzir na frota, a fim de solidificar informações sobre o desempenho dos veículos em tempo real”, explica o titular da SMTTM, Alfonso Willenbring Júnior. Entre os benefícios, estão monitoramentos da utilização da carga, de payload e do torque de saída do motor, bem como índices de temperatura e umidade. “Todos os dados auxiliam no desenvolvimento e no aperfeiçoamento do Transporte Coletivo Urbano”, reforça o secretário.

Fonte e foto: Ass.Imprensa Prefeit.

Ônibus passarão por testes a partir de dezembro e, em seguida, irá operar uma linha experimental entre Ana Rech e a área central

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *