Faixa Atual

Título

Artista


Prefeitura de Caxias do Sul fecha comércio de Shoppings e supermercados aos domingos

Escrito por em junho 24, 2020

Novo decreto municipal divulgado nesta quarta-feira também proíbe consumo de bebidas alcoólicas após às 22h

A Prefeitura de Caxias do Sul altera decreto de 12 de maio de 2020, que estabelece medidas para o enfrentamento da emergência e saúde pública decorrente da pandemia de covid-19 no Município. O comércio de shoppings centers não vai mais funcionar assim como os supermercados aos domingos. As alterações publicadas no final da tarde desta quarta-feira, dia 24, e anunciadas pela internet pelo prefeito Flávio Cassina e o secretário de Urbanismo, João Uez, têm objetivo de evitar aglomerações em supermercados, shoppings, lojas, restaurantes e lanchonetes, postos de gasolina e áreas públicas, buscando evitar a transmissão e contágio do coronavírus e passam a valer a partir desta quarta.

Nas mudanças, está a ampliação em duas horas do horário de atendimento de supermercados, hipermercados, mercearias, padarias, açougues, fruteiras que passam a funcionar das 7h às 21h. Shoppings centers também poderão ampliar o horário em duas horas, portanto também das 7h às 21h, mas de segunda a sábado, entretanto com redução de 50% para 30% da capacidade máxima prevista no PPCI.

Restaurantes

Restaurantes, lancherias e afins podem atender no máximo cinco pessoas por mesa, presencialmente até às 22h, mantendo o distanciamento e a capacidade já regulamentados em decretos anteriores. Nos postos de combustíveis, além de vedada a manutenção de mesas para consumo nas lojas de conveniência, passa ser proibida a aglomeração de pessoas nas áreas no entorno, sendo responsabilidade de tais estabelecimentos evitar a prática.

Fica proibida a venda de bebidas alcoólicas em todos estabelecimentos comerciais da cidade após às 22h. E passa a ser proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços municipais (praças, parques e ruas), ficando os infratores sujeitos a aplicação de multa (de R$ 170,25).

Espaço público

Ainda sobre os espaços públicos, só poderão ser utilizados para corridas e caminhadas, ficando vedada a permanência e aglomeração de pessoas, bem como a utilização das academias ao ar livre. No decreto consta ainda a publicação do Protocolo de Boas Práticas a serem cumpridas pelos estabelecimentos e praticantes de exercícios físicos.

O secretário de Urbanismo, João Uez, encerrou a manifestação através das redes sociais, dizendo: “Contamos com a colaboração da população caxiense, a fim de não voltarmos à bandeira vermelha, em que o impacto será muito grande para a economia da cidade. Fiquem em casa, saiam apenas o necessário, se forem aos parques e praças, que seja apenas para atividades físicas”, pondera.

Fonte: Ass.Imprensa Prefeit.

Foto: Rogério Costanza/Grupo Solaris

Espaços públicos agora só para caminhadas e corridas

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *