Faixa Atual

Título

Artista


Prefeitura de Caxias do Sul fecha a partir de segunda-feira

Escrito por em março 21, 2020

Decreto do prefeito Flávio Cassina foi assinado neste sábado, mantendo apenas serviços essenciais

O prefeito Flávio Cassina (PTB) assinou neste sábado, dia 21, decreto determinando o fechamento do Centro Administrativo Municipal ao público a partir de segunda-feira, dia 23, com objetivo de evitar a disseminação da pandemia do coronavírus na cidade. Apenas os serviços essenciais estarão funcionando, isto é, aqueles imprescindíveis para a garantia e manutenção dos direitos fundamentais da sociedade a exemplo dos serviços nas áreas da saúde, assistência social, Guarda Municipal, da proteção e defesa civil, da fiscalização de trânsito, da fiscalização de posturas, da proteção ao consumidor, do saneamento básico, da limpeza urbana, da coleta de lixo, da limpeza das repartições, de comunicação, de aquisição de insumos e aqueles que subsidiem o funcionamento dos mesmo.

Medidas anunciadas esta semana continuam valendo e reforçadas com o decreto como cada secretário (incluindo Samae e FAS) organiza sua equipe para melhor atender à comunidade, liberação do ponto dos servidores,  suspensão de atividades como capacitações e reuniões, intensificação da higienização dos locais e pessoal, liberação de servidores com mais de 60 anos e gestantes do atendimento ao público, atendimento por mail na Biometria Médica e na Ouvidoria e as licitações, se necessárias, serão realizadas no auditório com distância segura entre as pessoas.

Até a noite deste sábado, Caxias do Sul contabiliza 28 casos suspeitos e dois confirmados – um deles curado – do coronavírus e nenhum óbito.

Bingo fechado

A Fiscalização da Secretaria do Urbanismo (SMU) passou este sábado percorrendo vários pontos da cidade para verificar denúncias de descumprimento do decreto municipal publicado nesta sexta-feira. Seis equipes com 12 fiscais advertiram mais de 330 locais abertos, como mecânicas, salão de beleza, quadras de esporte, bares e lancherias. Todos fecharam no momento da abordagem.

Na ronda, na área central, um bingo foi fechado pela fiscalização. Foram apreendidas 32 máquinas, 16 frequentadores advertidos e a funcionária encaminhada à Delegaria de Polícia. “O local, além de descumprir o decreto, promove atividade ilícita. Então multamos em R$ 35 mil”, informa o secretário do Urbanismo, João Uez. A ação teve o apoio da Guarda Municipal.

Um bingo foi fechado, máquinas recolhidas e multado em R$ 35 mil

Agora à noite, um posto de gasolina no bairro de Lourdes foi fechado e advertido, também por descumprimento do decreto e o que foi acordado com o Sindipetro (só podem funcionar das 8h às 18h). O decreto municipal que estabelece novas medidas para o enfrentamento do coronavírus, suspende atividades na indústria, construção civil, comércio de qualquer natureza, agências bancárias, lotéricas, cartórios, hotéis e motéis e restringe os atendimentos em supermercados, postos de combustíveis, restaurantes e lanchonetes e clínicas veterinárias.

Um posto de combustível foi fechado no bairro de Lourdes por não cumprir a lei na noite deste sábado

Alô Caxias

O Serviço Alô Caxias registrou 960 ligações neste sábado, em atendimento extra devido ao decreto publicado nesta sexta-feira sobre o fechamento de vários segmentos para prevenção e combate ao coronavírus. Entre as ligações estão informações por atendimento médico, trabalhadores questionando a não liberação pelos empregadores, denúncias de descumprimento do decreto (supermercados sem higiene e com aglomeração, bares e salões de beleza).

Foram 181 denúncias pelo descumprimento do decreto, sendo 107 pela internet (sac.caxias.rs.gov.br – Alô Caxias – Coronavírus). O Alô Caxias vai atender novamente neste domingo, das 8h às 17h.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *