Faixa Atual

Título

Artista


Prefeitura de Caxias do Sul decide suspender aulas por 15 dias

Escrito por em março 16, 2020

A medida passa a valer a partir de quinta-feira com objetivo de conter o avanço do coronavírus

As aulas da rede municipal de ensino de Caxias do Sul, assim como as da rede estadual, estão suspensas por pelo menos 15 dias. Esta foi uma das principais medidas anunciadas pela prefeitura em coletiva de imprensa no final da tarde desta segunda-feira, dia 16, no Salão Nobre, com objetivo de controlar o avanço do coronavírus, que já apresenta dois casos confirmados na cidade e 18 suspeitos. A determinação passa a vigorar a partir de quinta-feira, dia 19 vale também para as escolas particulares e infantis. A suspensão impacta a vida de cerca de 40 mil estudantes em Caxias do Sul na rede municipal.

Além disso todos grandes eventos que reúna muita aglomeração de pessoas estão cancelados a partir desta terça-feira, dia 17. “Vamos atuar com poder de polícia”, frisou o vice-prefeito Édio Elói Frizzo; A fiscalização ficará com a Secretaria de Urbanismo e os alvarás de licença serão avaliados. “Acreditamos que o pico do vírus deve ocorrer nos próximos 15 dias, até o começo de abril e deverá se prolongar por mais dois meses, por isso tomamos estas medidas de prevenção e o gabinete de crise da prefeitura estará permanentemente reunido e elaborará um plano de contingência”, destacou.

Gabinete de crise do executivo caxiense anunciou medidas no final da tarde desta segunda

Entre outras medidas que começam a vigorar a partir desta terça estão o cancelamento de visitas a museus, à biblioteca da Casa da Cultura, Centro de Cultura Henrique Ordovás; adiamento de eventos em locais fechados, como a Festa das Colheitas, que iniciou neste final de semana no Parque da Festa da Uva. Para alertar a população também serão afixados cartazes em transporte coletivo e instalação de álcool gel em órgãos públicos e atendimento pelo telefone da Vigilância (3290-4558) e pelo Alô Caxias. Servidores municipais a partir de 60 anos de idade – mais propensos a contrair o Covid 19- não vão realizar mais atendimento externo até segunda ordem.

A prefeitura também realizará uma campanha para montagem de cestas básicas. Os alimentos serão doados para famílias de baixa renda, com alunos que têm como única refeição a merenda escolar.

O secretário da Saúde, Jorge Castro, que também se fez presente na coletiva, enfatizou que 85 celulares serão colocados à disposição nas Unidades Básicas de Saúde de Caxias para que os suspeitos de portar Coronavírus marquem exames e consultas sem necessidade de ir até o posto médico. “Estamos ainda negociando com os hospitais -aumento de leitos de UTI do SUS”, afirmou. A ideia é que se tenha no mínimo mais 10 leitos de tratamento intensivo, além dos atuais.

O decreto com todas as medidas será publicado no Diário Oficial do Município nesta terça-feira.

FACULDADES

As aulas da Universidade de Caxias do Sul também estão suspensas a partir desta terça-feira em todas as suas unidades. Para dar continuidade ao semestre letivo, as atividades e aulas serão retomadas na segunda-feira, 23 de março, com o recurso das plataformas digitais. As aulas da Faculdade da Serra Gaúcha em Caxias do Sul e Bento Gonçalves também estão suspensas até o dia 22 de março.

Foto: Rogério Costanza/Grupo Solaris


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *