Prefeitura de Caxias cria força-tarefa para atender denúncias de maus tratos de animais
Escrito por Jeferson Freitas em janeiro 16, 2020
Em três dias foram realizados mais de 37 atendimentos pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), criou uma força-tarefa para atender a alta demanda de denúncias encaminhadas para o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal. Houve um acúmulo de denúncias, devido a grande parte do departamento ser composto por Cargos de Comissão (CC) e ao ocorrer a troca no governo ficou desocupado, gerando assim um número excessivo de demandas.
As atividades foram concentradas primeiramente nos animais que sofreram maus tratos ou estavam em situações vulneráveis e posteriormente nos demais casos que não necessitavam de atendimento imediato. Os animais recolhidos em decorrência de maus tratos passaram por tratamento e receberam os cuidados necessários. Em se tratando de fauna doméstica, especificamente cães e gatos, após avaliação, foram encaminhados ao Canil Municipal ou a clinica contratada para o devido tratamento. Já aqueles pertencentes a fauna nativa foram reintroduzidos no habitat natural e ou encaminhados ao CETAS do IBAMA em Porto Alegre.
Dentre os animais que chegaram ao Canil Municipal alguns já foram adotados. Os interessados na adoção devem preencher um cadastro, a partir das informações prestadas, a equipe do canil realiza uma entrevista para identificar o animal que mais se enquadra ao perfil do candidato.
A força-tarefa contou com 11 fiscais e 5 carros atendendo em 3 dias um total de 37 denúncias das 40 que foram encaminhadas para à Semma. “Neste sentido deve-se verificar que o Departamento de Fiscalização reforçou o trabalho que anteriormente era feito apenas pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, pois disponibilizou integralmente seus servidores para a celeridade nos atendimentos demandados.Por fim cabe salientar que as denúncias já se encontram estabilizadas, bem como o Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal já está sendo reestruturado e estabilizando todas as atividades”, informa o titular interino da pasta, Adivandro Rech.
