Faixa Atual

Título

Artista


Prefeitura de Caxias apresenta projeto Natal dos Encontros 2022

Escrito por em junho 23, 2022

Secretariado e entidades convidadas conheceram a ideia inicial do evento que terá como mote “A magia que nos une”

Em apresentação na manhã desta terça-feira (22), na Sala de Cinema Ulisses Geremia, os secretários municipais e entidades da cidade conheceram o projeto artístico e cultural que a Prefeitura pretende executar para as comemorações natalinas deste ano, marcadas para o período de 1º a 18 de dezembro, na Praça Dante Alighieri, e em diversos bairros. A vice-prefeita Paula Ioris iniciou a apresentação solicitando a participação de todos para tornar a cidade mais linda e iluminada para os festejos de final de ano. “A união é que faz a força e vamos precisar de muitas mãos para colocar esse projeto em prática. Nosso Natal precisa da participação de toda a comunidade e das entidades com o aporte necessário para concebermos o projeto”, comentou.

A gerente do Núcleo de Artes Cênicas da Secretaria da Cultura, Maysa Stedile, detalhou o projeto aos participantes. Esta edição pretende desenvolver ações de sustentabilidade, com a utilização de materiais recicláveis para a confecção dos adereços natalinos. “Queremos resgatar o envolvimento dos artesões e dos moradores das comunidades na produção da decoração natalina com o intuito de fortalecer a colaboratividade e o pertencimento territorial. E ainda desenvolver uma decoração pautada na estética do encontro entre o artesanal e o tecnológico, utilizando técnicas e materiais sustentáveis e de tecnologia digital”, comentou.

A ação será desenvolvida em parceria com o Banco do Vestuário, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, e Secretaria do Meio Ambiente, com treinamento de profissionais que irão ministrar oficinas para confecção de adereços com restos de tecidos e material plástico descartável. Para valorizar as comunidades, será criado um concurso artístico que pretende envolver os seis distritos e as quatro regiões administrativas para o desenvolvimento da decoração natalina, integrando o projeto cenográfico a ser executado na Praça Dante Alighieri. A decoração seguirá com temas que unem o passado e o presente, como as tramas dos macramês, crochês e tricôs. A decoração terá iluminação cênica para contemplar o trabalho desenvolvido.

Para o prefeito Adiló Didomenico, a Administração Municipal, dentro das suas atribuições, tem este evento como um importante momento no calendário cultural da cidade. “Não é só a promoção da arte, da cultura e do lazer, é a geração de renda e a movimentação da cadeia artística, turística e econômica de Caxias do Sul que serão promovidas com as festividades natalinas”, assinalou.

A partir de agora, a Secretaria da Cultura fará a busca da captação dos valores para a concretização do projeto. “Ao investir no Natal de Caxias, as empresas estarão colaborando com ações para a divulgação da cidade, atraindo visitantes e um olhar de abundância e desenvolvimento para o seu negócio”, registrou a vice-prefeita. A empresa ou entidade que desejar ser patrocinadora do Natal dos Encontros, pode contatar a Secretaria da Cultura pelo telefone (54) 3901.1388 ou e-mail: [email protected]

Foto: Róger Ruffato

Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *