Faixa Atual

Título

Artista


Prefeito de Nova Roma do Sul cobra informações e melhor contrapartida em projeto

Escrito por em agosto 18, 2021

Uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) será construída entre o município e Veranópolis e Douglas Pasuch esperava a construção de uma ponte pela empresa responsável pela obra

A construção de uma nova Pequena Central Hidrelétrica (PCH), na Foz do Prata, entre Veranópolis e Nova Roma do Sul não saiu ainda do papel, mas já gera algumas discordâncias. Ambas as cidades são favoráveis a construção. Porém, uma ponte no local e não uma melhora nas balsas, que já estão em funcionamento, é vista como a contrapartida ideal pelo executivo de Nova Roma do Sul. 

A coluna Caixa Forte trouxe, na edição de terça-feira (17), detalhes do projeto. A PCH na Foz do Prata terá potência instalada de 49,3 megawatts (MW), com um investimento estimado em cerca de R$ 300 milhões. A empresa Creral, cooperativa de energia com sede em Erechim é a idealizadora.  

Porém, a falta de mais detalhes e informações sobre o projeto deixou o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Fávero Pasuch, bastante intrigado. Ele se diz favorável a construção da PCH, mas que a cidade tenha contrapartidas que sejam favoráveis e não apenas um melhoramento na balsa. 

“Eles falam na matéria do Pioneiro que irão realizar melhoramentos na balsa. Eu sou o dono da casa e os caras fazendo projeto para melhorar ela sem eu saber. Como prefeito, sou favorável a uma usina, o país depende dessa energia. Mas não podemos aceitar que seja construído algo aqui e tenhamos tão pouco em troca,” ressaltou.

O município busca junto a Creral, segundo Pasuch, um melhor diálogo sobre o projeto e que se tenha a construção de uma ponte e não melhorias nas balsas. “Queremos dialogar para melhorar esse projeto. Sonhamos com uma ponte, não com mais uma balsa. Já temos duas aqui e as licenças são nossas. Uma PCH é isenta de pagamento por área alagada. Ou seja, não temos maiores benefícios. A sociedade me cobra e fiquei sem ação ao saber pela imprensa de como está a construção. Nem consegui dormir tamanha a chateação que fiquei,” comentou. 

Ainda de acordo com Pasuch, foi solicitada uma reunião com o Secretário de Meio Ambiente do Estado para saber mais detalhes do projeto e expor a palavra do munícipio.

Em Veranópolis, o discurso é mais brando. O projeto foi apresentado em junho pela empresa para a prefeitura e teria vindo pronto, inclusive com as licenças para ser executado. O prefeito Waldemar de Carli também é favorável a PCH na cidade. Ele ressalta que conversou com o colega de Nova Roma do Sul para buscarem juntos a construção da ponte. 

“Conversei com o Douglas e pensamos em termos uma ponte porque seria um belo benefício para as duas cidades. Cabe a nós uma mobilização junto ao governo, porque tanto Veranópolis como Nova Roma do Sul não tem condições de fazer uma obra dessa magnitude,” revelou. 

De Carli afirma que Veranópolis terá um ganho maior com a nova PCH por ser sede da casa de máquinas e que a decisão do local já veio pronta. “O único benefício é o retorno de ICMS por sermos a sede da casa das máquinas, e durante a construção, algo relativo ao ISS. Mas tudo isso já veio pronto, não tivemos nenhuma influência,” explicou. 

Sobre questões ambientais, o prefeito entende que não cabe muita discussão, tendo em vista que o projeto passou pela Fepam. Com relação ao assunto, Luciano Zanella, da Consulver, empresa que assessora a cooperativa no projeto, ressaltou que se buscará um diálogo e entendimento com os municípios. 

“No dia 2 de setembro, teremos uma reunião com as prefeituras para mostrar o projeto e estudos iniciais. Vamos conversar e buscar o melhor entendimento. Mas a obrigação da empresa nesse tipo de empreendimento está nas melhorias do que já existe, no caso a balsa, e tornar ela mais viável no transporte. Ponte é algo que necessita conversas com Daer, governo e demais setores,” comentou.

Fonte: Pioneiro

crédito da foto: Junior Lodi


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *