Faixa Atual

Título

Artista


Prefeito de Caxias do Sul está em Brasília em busca de recursos

Escrito por em setembro 22, 2020

Comitiva liderada por Flávio Cassina está desde esta segunda-feira na capital federal em busca de verbas para as áreas da saúde, infraestrutura e futuro Aeroporto Regional de Vila Oliva

A comitiva de Caxias do Sul, organizada pelo MobiCaxias para buscar recursos para a ampliação do Hospital Geral (HG), foi recebida pelo Ministro da Saúde (MS), Eduardo Pazzuelo no final da manhã desta terça-feira (22), em Brasília. Por cerca de uma hora, além da pauta principal da viagem, os caxienses também solicitaram ao Ministro testes rápidos, respiradores e recursos para o custeio da pandemia da Covid-19. O grupo também pediu a inclusão de proposta no cadastramento do MS para compra de equipamentos para o HG.

O prefeito Flávio Cassina, que integra a comitiva, aproveitou o encontro também para solicitar o aumento do teto da saúde para os municípios, o que será revisto no próximo ano, segundo Pazzuelo. Na manhã desta terça, a comitiva também esteve com o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo (de branco) recebeu comitiva no seu gabinete

Na ocasião, aproveitando também a presença do Secretário Nacional da Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, Cassina entregou o Plano de Recuperação da Área Férrea na região oeste da cidade. O secretário de Gestão e Finanças, Paulo Dahmer, disse que o secretário gostou muito do plano e se comprometeu a vir a Caxias para conhecer a área.

Prefeito Cassina e comitiva no gabinete de infraestrutura

O Plano consiste no reassentamento de 920 famílias que ocupam há mais de 30 anos irregularmente a faixa de domínio da área férrea na zona oeste da cidade (bairro Charqueadas em direção a Forqueta). Há alguns anos, o Ministério Público ajuizou uma ação para que a União e o Município resolvam o problema. Com o lançamento do novo programa Casa Verde Amarela pelo Governo Federal, a administração municipal busca em Brasília a parceria para este projeto. Com a retirada das famílias, o Município poderá investir na recuperação da área e viabilização de projetos de sistema viário como ciclovias.

Aeroporto

Nesta segunda-feira (21) a reunião foi com o Secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Ronei Saggioro Glanzmann e com o diretor Eduardo Henn Bernardi no Ministério da Infraestrutura e ao Senado Federal. No encontro na SAC, o prefeito explanou sobre a realização da audiência pública do Aeroporto de Vila Oliva e que a prefeitura aguarda o licenciamento ambiental pela Fepam.

Também contou sobre o encaminhamento das indenizações na ordem de R$ 20,6 milhões. O secretário de Gestão e Finanças, Paulo Dahmer, que acompanha Cassina, informou também que o encontro serviu para abordar sobre a infraestrutura no entorno na área em Vila Oliva. “Falamos sobre as duas estradas e a necessidade de começarmos o debate de como faremos essa modelagem, se de fato será concessão, articulação com outros municípios e o Governo do Estado”, conta o secretário.

Fazem parte da comitiva o diretor do Hospital Geral, Sandro Junqueira, o diretor do MobiCaxias, Rogério Rodrigues, o presidente do Sinduscon, Rodrigo Postiglioni, o vice-presidente do Simecs e representante da CIC Caxias, Ruben Bisi e o vice-presidente CICS Serra, Marcelo Piazza. O retorno a Caxias está previsto para noite desta terça-feira.

Agora à tarde a visita será à Câmara dos Deputados. A comitiva aguarda ainda a possibilidade de audiência com o presidente Jair Bolsonaro.

Fotos: Divulgação

Fonte: Ass.Imprensa Prefeit.

Comitiva caxiense esteve tratando sobre Aeroporto Regional de Vila Oliva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *