Faixa Atual

Título

Artista


Prefeito de Antônio Prado, Roberto Dalle Molle participou da Assembleia da Famurs em Torres

Escrito por em março 27, 2022

No evento, representando o governo federal, Mourão falou sobre as pautas e ações da gestão Bolsonaro e enfatizou a importância de fortalecer os municípios brasileiros

A Assembleia de Verão 2022, tradicional evento promovido pela Famurs, teve seu início na manhã desta quinta-feira (24), na Associação dos Amigos da Praia de Torres (SAPT), em Torres. A abertura do maior evento municipalista no litoral gaúcho contou com a presença de mais de 700 pessoas, com a participação de prefeitos, vices, secretários, agentes municipais e autoridades. Entre eles, o presidente da entidade e prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, recebeu e o ilustríssimo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior.

Em sua explanação, o vice-presidente Mourão falou sobre o trabalho desenvolvido pelo governo federal, destacando os três eixos de atuação no combate à pandemia — repasse de recursos, compra de insumos para a área da saúde e aquisição de vacinas. No entanto, afirmou que não só a pandemia tem interferido, mas a guerra na Europa, entre a Rússia e a Ucrânia, têm gerado impactos e reflexos na economia mundial.

Como consequência imediata da guerra, Mourão demonstrou preocupação com a importação de fertilizantes, visto que o Brasil importa cerca de 85% dos fertilizantes diretamente da Rússia. Segundo o vice-presidente, atualmente, o Ministério da Agricultura está buscando novas possibilidades para compra dos insumos e analisando estratégias a longo prazo, para que, futuramente, o país volte a produzir e importe apenas 40%, mesmo que no primeiro momento seja mais caro.

Ainda em sua fala, Mourão sinalizou que há uma apreciação no câmbio e no Real, devido alguns fatores como a venda de commodities, o amento da taxa de juros e o ingresso de dólares no país. Desta forma, a inflação fica atenuada e o cidadão paga menos na hora da compra.

Pauta urgente dos municípios gaúchos, a estiagem, o vice-presidente salientou que não se pode mais tratar a seca como surpresa. Afirmou que é preciso planejamento, envolvendo questões ambientais para retenção de água e um trabalho conjunto e integrado, independente do posicionamento político dos gestores públicos. O vice-presidente ainda falou sobre sustentabilidade e a importância da produção e dos produtores.

Finalizou dizendo que se fala muito de “mais Brasil, menos Brasília”, mas é preciso de fato colocar isso em prática, mesmo não sendo tarefa fácil, mas é preciso fortalecer os municípios e ter como meta a harmonia da federação; que é preciso melhorar a infraestrutura do estado, como a duplicação da BR-290, o funcionamento efetivo das hidrovias gaúchas e armazenamento correto da produção agrícola.

O Prefeito Roberto José Dalle Molle, acompanhado da Primeira Dama, estiveram no município de Torres para a Assembleia de Verão da Famurs. A Assembleia se estendeu até o final da tarde de sexta-feira (25).

Fonte: Famurs


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *