Faixa Atual

Título

Artista


Prédio histórico de Nova Roma do Sul receberá novo telhado e pintura

Escrito por em novembro 22, 2019

Quem passa pelo centro de Nova Roma do Sul certamente tem percebido as movimentações no casarão municipal. Se trata da necessária obra de reforma e pintura, contratada ainda em setembro deste ano, mas que começou na última semana.

Registros indicam que a construção se deu em 1908, servindo de abrigo para várias funções, como selaria, alfaiataria, casa comercial e hotel. Na década de 40, foi adquirido pela administração municipal de Antônio Prado, passando a sediar os principais serviços públicos do distrito de Nova Roma.

Atualmente, o prédio abriga a Biblioteca Pública Municipal Oscar Bertholdo, a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Turismo e uma sala para reuniões, cursos, mostras de trabalhos e aulas de música.

Sua primeira reforma significativa ocorreu por volta de 1980, quando um movimento popular demandou a restauração, ao invés da sugerida demolição, se tornando assim, segundo o historiador João Panozzo, um dos principais testemunhos da história do município e um ponto muito importante de cultura.

Com recursos municipais, o prédio receberá, além da pintura e reforma do telhado, a troca de tábuas, travessas e ripas. O contrato com a empresa Dametto Pinturas Ltda é de R$ 58.614,76.

Assessoria de Comunicação


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *