Faixa Atual

Título

Artista


Portos RS lança Guia do Sistema Hidroportuário do Estado para incentivar uso de hidrovias

Escrito por em novembro 19, 2020

Estado tem 754 quilômetros de vias navegáveis e instalações portuárias com capacidade para receber complexos industriais

A Portos RS realiza intenso trabalho para ampliar a movimentação de cargas hidroviárias no Estado. Nesse sentido, elaborou o Guia do Sistema Hidroportuário do RS. O documento – quem tem versão impressa e digital – foi lançado na 29ª Mercopar, em Caxias do Sul, na terça-feira (17), com a presença do governador Eduardo Leite.

O Rio Grande do Sul tem três portos públicos e 17 terminais de uso privativo, segundo o Anuário da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) 2019. São 754 quilômetros de vias navegáveis com ampla capacidade de receber novos complexos industriais. Estar próximo ao sistema hidroportuário é garantia de competitividade ao produto final.

O sistema hidroviário é de importância estratégica para o Estado, pelo potencial das vias navegáveis interiores, redução de custos e economia de combustível no transporte de cargas, especialmente daquelas de grande volume unitário.

No guia, é apresentado não somente os portos públicos, mas também todo um sistema que movimentou em 2019 cerca de 58 milhões de toneladas entre todas as cargas. O maior movimentador, o porto do Rio Grande, tem grande capacidade para receber novas cargas e investimentos.

Além disso, tem uma das maiores retro áreas disponíveis em portos brasileiros para a expansão de atividades industriais. Toda a região banhada pela Lagoa dos Patos, rios e canais adjacentes é uma opção de logística. O guia aborda os sistemistas, os terminais privados, arrendados, estaleiros e os entes estaduais e federais que compõem esse grande complexo de transportes.

Fonte: Governo do RS


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *