Faixa Atual

Título

Artista


Porque a data da Páscoa sempre muda de ano para ano?

Escrito por em abril 17, 2022

Este ano está sendo celebrada 17 de abril e em 2021 foi no dia 04 de abril

Chegamos a mais uma Páscoa, para o cristãos data que celebra a ressureição de Jesus Cristo no terceiro dia, após ter sido crucificado. Mesmo aqueles que não acreditam acabam aproveitando o feriado unidos ao um bom descanso.

Mas você já se perguntou porque a data não é celebrada todo ano no mesmo dia? No ano passado por exemplo a páscoa foi no dia 04 e abril e em 2020, no dia 12 de abril. Existem anos em que esta data cai até mesmo nos últimos dias de março.

A reposta para essa pergunta está associada a uma ciência muito antiga, a astronomia!

No Novo Testamento encontramos a afirmação que Jesus foi crucificado por volta da Páscoa judaica, conhecida pelos judeus como Pessach. A Igreja Católica primitiva manteve a celebração sempre atrelada a Pessach que não tinha uma data certa, mas sim uma data móvel a cada ano.

E foi no ano 325 d. C. que o imperador Constantino I, determinou a Igreja que a melhor forma de encontrar a data da Páscoa, seria estabelecer a data como o primeiro domingo após a primeira lua cheia que aparecesse no céu depois do equinócio de março. Essa primeira Lua Cheia também é conhecida com lua cheia pascal.

O equinócio ocorre sempre no momento em que o Sol, em sua órbita aparente no céu percebida da Terra, cruza o equador celeste, que é a projeção da linha do equador terrestre na esfera celeste. Ele marca a chegada da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul.

Vale ressaltar que seguir o calendário celeste para festividades não é uma exclusividade cristã, outras crenças como as judaicas e islâmicas também utilizam para o Ramadã, por exemplo.

E você sabia disso, conta para nós da Solaris aqui nos comentários e Feliz Páscoa!!

Fonte: Gustavo Zanotto e TecMundo


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *