Faixa Atual

Título

Artista


População de Ipê adere ao uso de máscaras

Escrito por em maio 20, 2020

Ipê teve queda na arrecadação do ICMS

Em vigor desde o dia 30 de abril, o Decreto 1.304 da Prefeitura de Ipê determina o uso massivo de máscaras no interior dos estabelecimentos comerciais. A determinação também recomenda o uso para circulação nas ruas.

Nossa reportagem esteve circulando pelas ruas da cidade nessa segunda-feira (19) e constatou que a grande maioria circula com máscaras. Conversamos com uma das poucas pessoas vista sem protetor facial, uma mulher de 45 anos, perguntamos se ela não achava importante o uso. “Eu acho muito importante, no meu trabalho uso direto, só estou sem agora, pois fui em casa e saí com presa para voltar ao serviço”. Depois disso a mulher pegou a máscara que estava no bolso e colocou.

Conversamos com a Secretária da Administração e Fazenda, que atualmente responde também pela Saúde, Bruna Castagna Tomé, para saber como é feita a fiscalização. De acordo com a Secretária, fiscais passam semanalmente nos estabelecimentos para orientar. Caso não estejam cumprindo o decreto é dada uma orientação, na segunda ocorrência é feita uma advertência e na terceira ocasião é aplicada multa.

Seguindo o Código de Postura do município, Lei Nº 817/2002, o valor básico da penalidade é de 01 VRM – Valor Referência Municipal, R$ 124,66, havendo reincidência será aplicado acréscimo.

As mudanças dos decretos, assim que surgem, são feitas de imediato para a ACISA, que posteriormente comunica todos os associados.

Em ipê continuam proibidos de funcionar bares, salões no interior e clubes recreativos. Os bares que possuem alvará de “lancheria” podem abrir.

O distanciamento social já pode ser sentido nos cofres do município. De acordo com Bruna, no mês de abril já ouve uma queda de 48% na arrecadação do ICMS e a projeção para maio é de 23%.

Ipê está classificada com a bandeira LARANJA, pois se encontra na região de Caxias do Sul. Essa bandeira representa risco médio e as medidas de prevenção devem ser mantidas. A população pode acessar os protocolos que são atualizados semanalmente.
Acesse o site https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br/, escolha o município de Ipê e o seu setor de atividade para saber quais são as restrições sob a bandeira laranja.

Marcado como

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *