Faixa Atual

Título

Artista


Polícia Civil de Caxias do Sul desarticula quadrilha especializada em furto, adulteração de veículos e lavagem de dinheiro

Escrito por em outubro 2, 2020

Operação ocorreu na manhã desta sexta-feira no bairro Santa Fé e no distrito de Vila Seca

A Delegacia de Repressão as Ações Criminosos Organizadas (Draco) de Caxias do Sul desencadeou nesta sexta-feira (2) a operação Conatus, que monitorou uma organização criminosa especializada em furto, adulteração de veículos e lavagem de dinheiro, na Serra Gaúcha. Oito medidas cautelares foram expedidas pelo poder Judiciário de Caxias do Sul no bairro Santa Fé e no distrito de Vila Seca, sendo três de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão.

Foram apreendidos diversos módulos de caminhonetes, que eram utilizadas para furtar, duas armas de fogo e objetos subtraídos de vítimas. Conforme o delegado Luciano Pereira, durante quatro meses de investigação, 10 membros do grupo foram identificados. “Eles auxiliavam a organização criminosa cometendo furtos, adulterando e escondendo veículos furtados. Além disso, eles ocultavam lucros e ajudavam na logística do crime”, explica o titular da Draco.

Os agentes conseguiram apurar que o grupo atuava em diversas cidades da região serrana há mais de dez anos e que eles se especializaram no furto de caminhonetes. Após o furto, o grupo adulterava o veículo, vendia para as mais variadas regiões do país e lavavam o dinheiro, efetuando manobras para esconder os lucros obtidos com o crime. “Durante a investigação, dezenas de veículos foram recuperados e um dos integrantes do grupo foi preso em flagrante enquanto furtava uma caminhonete no bairro Madureira, em Caxias do Sul”, diz o delegado. 

Pereira explica ainda que os integrantes da organização tornaram a prática criminosa um meio lucrativo de vida. “Os dois líderes da quadrilha têm longa ficha criminal na mesma prática. Somente pela Draco de Caxias do Sul, ambos possuem dezenas de indiciamentos”, afirma.

O delegado ainda ressalta que outros grupos seguem sendo monitorados e sofrerão as consequências da lei. A ação desta sexta contou com o apoio operacional da 3º Delegacia de Polícia de Caxias do Sul e, após as formalizações de praxe, os presos serão encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão a disposição da Justiça.

Informações e denúncias podem ser repassadas pelo 
Whatsapp Draco: (54) 9.8432-9312.

Fonte e foto: Draco

Material apreendido na operação tem armas, munições entre outros objetos

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *