Faixa Atual

Título

Artista


Plano para instalação de novo Canil Municipal de Caxias avança mais uma etapa

Escrito por em agosto 1, 2022

Prefeito Adiló Didomenico assina permuta de aquisição da área de 5 hectares que receberá alojamento

Na próxima quinta-feira (4), já está prevista para ocorrer a primeira reunião que dará encaminhamento à etapa seguinte dos planos para a implantação do novo Canil Municipal em Caxias do Sul. A próxima missão da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), consiste em negociar a permuta da área onde está instalado o atual abrigo de animais, em São Virgílio da 6ª Légua. A ideia é que o interessado na aquisição do terreno de aproximadamente 1,4 hectar se encarregue das obras para a instalação do novo complexo, em um espaço quase cinco vezes maior, na Linha Luciana, Colônia Sertorina, a partir de um projeto do próprio Executivo.

Se a operação tiver êxito, além de economizar recursos, o município também ganha o ritmo acelerado de uma construção conduzida pela iniciativa privada, que não necessita passar pelos trâmites e prazos licitatórios da esfera pública. A estimativa dos técnicos é de que, apenas com esta medida, o andamento do processo seja acelerado em quase dois anos.

O avanço de mais uma fase no projeto que futuramente evoluirá para a amplitude de um Parque de Proteção Animal se tornou realidade no fim da tarde desta segunda-feira (1), com a formalização de outro processo de permuta. O prefeito Adiló Didomenico sancionou o documento que formaliza a aquisição da área onde será o novo Canil Municipal, próximo à Estrada dos Romeiros.

Em troca de um terreno de 1,2 mil m2, o que equivale a 0,12 hectar, o município tornou-se proprietário de um lote de 5 hectares. E ainda lindeiro a uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que dará destinação correta aos dejetos dos animais por gravidade, sem necessidade de despesas com sistemas de bombeamento.

“Agradecemos à Câmara de Vereadores por ter aprovado um projeto como este em tempo recorde e por haver examinado a questão com racionalidade, sem se deixar mover pela paixão. Indiscutivelmente, hoje temos a melhor área possível para este propósito”, elogiou o chefe do Executivo.

O secretário municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins, também agradeceu aos parlamentares em seu pronunciamento, estendendo o gesto aos colegas de secretariado e, principalmente, de pasta:

“Os próprios servidores estavam sofrendo e torcendo para a negociação ser bem-sucedida”, revelou.

Ainda na presença dos representantes do Legislativo, das demais secretarias e de protetores dos animais, a vice-prefeita Paula Ioris deu destaque ao engajamento coletivo na proposta:

“Diferentes olhares enxergam possibilidades além do que uma cabeça só é capaz de ver. Valeu a contribuição de todos aqui para que chegássemos a essa solução”.

Fotos: Bibiana Ribeiro Mendes/Assessoria Prefeitura de Caxias do Sul


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *