Faixa Atual

Título

Artista


Placas Mercosul: Conselho Nacional de Trânsito cria regras

Escrito por em julho 9, 2019

O Contran – Conselho Nacional de Trânsito, publicou uma nova resolução a respeito das placas mercosul. As novas regras já estão no Diário Oficial da União desde o dia 28 de junho e começa a vigorar em 60 dias.

Pelas novas determinações, não será exigida a troca da placa quando for transferida a propriedade de um veículo dentro de um mesmo município.

A placa deverá ser substituída nas seguintes situações: Caso houver mudança de categoria do veículo; furto; roubo ou dano e mudanças de Estado.

A placa mercosul conta com itens de segurança como o QR Code, que permite a rastreabilidade do veículo. O novo modelo permite ainda mais de 450 milhões de combinações, algo que pode valer por mais de cem anos. Para os estados que ainda não aderiram às placas mercosul, a nova resolução determina o prazo final de adequação até 31 de janeiro de 2020. Até o momento, sete estados brasileiros já aceitaram as novas placas, são eles: Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Amazonas, Bahia, Paraná, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. O Rio Grande do Sul, por exemplo, adotou as novas placas em 17 de dezembro de 2018 e já são cerca de 500 mil veículos que foram adequados.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini com informações do Governo do Rio Grande do Sul


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *