Faixa Atual

Título

Artista


Pizzaiolo por amor: 32 anos produzindo pizza

Escrito por em julho 10, 2021

Neste sábado (10), Dia Mundial da Pizza, Cristian Sgarioni relembra como começou a produzir o prato típico italiano

Há 32 anos atrás, Cristian Sgarioni preparava a sua primeira pizza. Foi a partir de uma visita à pizzaria dos primos que ele pôde acompanhar o processo pela primeira vez.  “Foi paixão à primeira vista”, relembra. Neste sábado (10), data em que é comemorado o Dia Mundial da Pizza, o administrador do Pitt Pizza relembra um pouco de sua trajetória.

Ainda criança, com 11 anos, ele foi visitar a tia e os primos na cidade de Santa Cruz do Sul (RS). Eles eram proprietários de pizzaria e foi por lá que Sgarioni aprendeu aquele que é seu ofício até os dias de hoje. “Vendo os outros montarem pizza eu quis aprender, ninguém me obrigou, eu simplesmente quis”, conta.

Depois de alguns anos ajudando na pizzaria da família, voltou a morar na cidade natal, Flores da Cunha (RS). Sempre atuando como pizzaiolo, trabalhou em restaurantes como Casa Nostra e Banana Pink até que, em 2007, ao lado da esposa, começou a montar a sua própria empresa.

“Eu penso assim, se tu não faz o que tu ama, então nem trabalha ou procura outra coisa”, é a definição de Cristian Sgarioni para o que o motiva todos os dias. De segunda a segunda, sem folga no período da noite, o empresário se orgulha de trabalhar com o que gosta. “Pra mim ter que vir à tarde preparar a massa é como um spa, todo dia que passa eu me apaixono mais por pizza”.

Desde abril de 2021, que foi um período crítico no nível de contágios por coronavírus, com a adoção da Bandeira Vermelha no modelo de distanciamento controlado do Estado, Sgarioni resolveu fechar seu espaço físico e atender somente por tele-entrega. Na sua definição, os clientes que conhecem o trabalho realizado pela equipe, que chega a ter 10 funcionários aos fins de semana, não vão deixar de apreciar uma boa pizza.

Os amantes de pizza devem agradecer aos italianos

A definição de pizza, como a conhecemos nos dias de hoje, redonda com molho de tomate e coberta com queijo, surgiu na Itália, por volta do século 18. Só que a massa em forma de disco assada em forno e com cobertura é uma criação bem mais antiga.

A mais antiga pizzaria que se conhece, a Antica Pizzeria Port’Alba, localizada em Nápoles, na Itália, foi fundada em 1738 e funciona até hoje no comando de Gennaro Luciano Maestro.

Para o Dia da Pizza, uma dica é celebrar com o sabor margherita, que também surgiu nessa cidade, em 1889, feita de encomenda para o rei Umberto I e a rainha Margherita. Outra boa pedida é o sabor calabresa, um dos mais populares do mundo. Na Itália, é comum utilizar salame e linguiça fresca, ao invés da linguiça defumada, como no Brasil.

Buon appetito!


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *