Faixa Atual

Título

Artista


Pesquisa do Sindilojas afirma que 88% dos consumidores preferem visualizar produtos na loja física

Escrito por em novembro 11, 2021

Dado faz parte de levantamento virtual feito com consumidores da Serra gaúcha pelo departamento de pesquisa da entidade

Uma pesquisa realizada pelo Sindilojas Caxias apontou que 88% dos consumidores preferem visualizar o produto da loja física na hora de comprar. O levantamento virtual foi realizado pelo departamento de pesquisa da entidade e também traçou outros dados do perfil de compra da região da Serra gaúcha.

Com análise de dados da professora e economista Lodonha Coimbra Soares e levantamento estatístico da professora Adriana Speggiorin, a sondagem traz dados que podem auxiliar os comerciantes para as decisões sobre estratégias de Marketing e investimentos, tanto para as lojas físicas, quanto virtuais.

De acordo com o Sindilojas, um dos dados que mais chamou a atenção do sindicato é que 88,3% dos consumidores, independentemente do gênero, preferem comprar na loja física para a visualização do produto. Também são motivações para a realização da compra física, a credibilidade (61,7%) e prazo de entrega (16,5%), respectivamente. 

Além disso, mais de 60% das pessoas consultadas afirmam que compraram em loja física nos últimos três meses, enquanto 35,1% consumiram em plataformas virtuais. Apenas 1,2% consumiram em ambas. Já a motivação para a compra pelo e-commerce, vem tanto da facilidade da pesquisa de preços (66,15%) quanto da praticidade (62,1%).

Para o final de ano, as compras de calçados e vestuário estão liderando a preferência entre homens e mulheres (76,6%). Se a expectativa dos comerciantes era de que os clientes antecipem as compras de Natal na Black Friday, essa pesquisa revela que a tendência é outra. Afinal, 71% dizem que não pretendem antecipar as compras de Natal motivados pelas promoções.

Para a coordenadora do Departamento de Pesquisa do Sindilojas, Lizete Zamboni, este levantamento comprova a importância de inovar nas ferramentas de Comunicação porque o perfil do consumidor muda muito rápido: “Precisamos desafiar nossos conceitos pré-estabelecidos e acolher a nova realidade de que quem está consumindo pela internet são os jovens. A amostra demonstra a importância da capacidade de compra das pessoas acima dos 50 anos e também revela que os jovens gostam sim de consumir em loja física para ter o contato com o produto”, destaca.

Amostragem
A amostra coletada virtualmente conta com 88% de pessoas de Caxias do Sul, 4,8% São Marcos e o restante dos municípios vizinhos à região territorial de Caxias, sendo que 41% está com 50 anos ou mais, enquanto quase 30% se enquadra entre 40 a 49 anos.

Dos 248 entrevistados, 71,8% são mulheres e 28,2% são do sexo masculino. Quando questionados sobre a renda, 43,5% estão acima dos R$5 mil mensais. Entre as redes sociais mais utilizadas estão WhatsApp (83,1%), seguidos pelo Instagram (77,8%) e Facebook (51,2%).

O levantamento realizado pelo Departamento de Pesquisa foi realizado de 13 a 27 de setembro de 2021 e conta com margem de erro de 6,2%.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *