Faixa Atual

Título

Artista


Pesquisa afirma que 62,8% dos comerciantes podem fechar as portas por conta das restrições

Escrito por em março 4, 2021

Levantamento foi realizado pelo Sindilojas com 505 empresários do setor em Caxias do Sul

O Sindilojas Caxias promoveu uma pesquisa online, na segunda e terça-feira (1° e 2 de março) com os comerciantes do segmento varejista não essencial para obter dados que demonstrem o panorama do comércio durante a pandemia. Para 62,8% dos empresários entrevistados, existe o risco de que o seu estabelecimento tenha que fechar as portas se o período de restrições do comércio voltar a se prolongar.

A pesquisa, que foi respondida por 505 empresários, também revelou que 21% deles podem ter que demitir funcionários, se as regras permanecerem como estão. No entanto, foi apontado que o cenário pode ser atenuado por alguma flexibilização no modelo de distanciamento controlado. Muitos dos comerciantes possuem pequenos estabelecimentos que, por não contarem com vendas pela internet, tendem a ter mais dificuldades para pagar suas despesas.

Quando perguntados sobre as principais causas para o agravamento da pandemia, os empreendedores apontaram as reuniões informais e clandestinas (89,7%); transporte público lotado (82,4%); falta de cuidado das pessoas com os protocolos de saúde (72,2%); e aglomeração de pessoas em praças e locais públicos (71,7%).

Pesquisa foi apresentada ao prefeito

A pesquisa do Sindilojas foi apresentada ao prefeito Adiló Didomenico, na quarta-feira (3), como uma iniciativa para buscar o apoio do poder público pela flexibilização do atendimento no comércio mesmo em bandeira preta.
Em sua fala, o prefeito demonstrou preocupação: “nós estamos reunindo hoje o Gabinete de Crise porque a velocidade do contágio está ainda maior e precisamos do apoio da sociedade para conter esse colapso na saúde”, afirmou Adiló.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *