Faixa Atual

Título

Artista


PEC do Duodécimo vai ser apresentada pela Frente Parlamentar de Combate aos Privilégios

Escrito por em junho 2, 2020

Atualmente, os valores destinados mensalmente para os poderes Legislativo e Judiciário são definidos pelo orçamento

A proposta de emenda constitucional que altera o cálculo dos recursos repassados para os poderes Legislativo e Judiciário voltará a ser analisada pela Assembleia Legislativa. De acordo com o deputado Sérgio Turra (Progressistas), a Frente Parlamentar de Combate aos Privilégios vai apresentar o texto. “Debatemos esse assunto exaustivamente. Como o governador Eduardo Leite não sinalizou que irá encaminhar a proposta, tomamos a dianteira neste tema”, explicou.

Atualmente, os valores destinados mensalmente para os poderes Legislativo e Judiciário são definidos pelo orçamento. A PEC do duodécimo pretende limitar o repasse à arrecadação estadual. “Somente no mês de maio, o Rio Grande do Sul deve ter uma perda de R$ 900 milhões em relação ao que foi projetado pelo orçamento. Com a mudança, a distribuição ficará mais justa”, ressalta Turra.

O deputado acrescenta que sugeriu um limite para a distribuição dos recursos. “Caso a receita efetiva seja maior do que a prevista pelo orçamento, o excedente fica para os cofres do Executivo”, disse.

A PEC do Duodécimo foi apresentada no último governo, sendo rejeitada pela maioria dos parlamentares naquele momento. Turra, que votou favoravelmente ao texto, diz que a modificação da distribuição da arrecadação já deveria ter ocorrido. “Com o agravamento da crise financeira causada pela pandemia, a mudança se tornou mais urgente”, finalizou.

Thais Schauenberg Garcia/Assessora de Imprensa

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *