Faixa Atual

Título

Artista


Partidos políticos de Antônio Prado movimentam os bastidores antes da definição das candidaturas

Escrito por em agosto 31, 2020

Serão ao menos sete partidos entre as disputas pela chefia do executivo e vereança

Com a chegada do mês de setembro, os partidos políticos fazem as últimas definições nos bastidores antes de divulgar as chapas que irão disputar o pleito municipal em 2020. Buscando ao menos um panorama de como está essa movimentação, a reportagem da Rádio Solaris 97.3 esteve em contato com presidentes de alguns partidos de Antônio Prado.

Serão ao menos sete partidos que disputarão na chapa majoritária para prefeito ou cadeiras na Câmara de Vereadores. São eles, MDB, que busca a reeleição na majoritária, PDT, PTB, PSL, PP, PSDB e PT.

Conforme informações, os partidos estão realizando suas reuniões e as definições de chapas devem ocorrer, conforme a lei eleitoral, até o próximo dia 26 de setembro, último dia para a inscrição de chapa na Justiça Eleitoral. Nessa data também inicia a propagando eleitoral gratuita em emissoras de rádio e televisão, além da internet.

A eleição está marcada para o dia 15 de novembro em primeiro turno e 29 de novembro, em caso de segundo turno. O horário de votação foi antecipado pelo Tribunal Superior Eleitoral, sendo das 7h às 17h, com período especial para pessoas acima de 60 anos, das 7h às 10h.

O que muda nas eleições 2020

Como funciona o sistema proporcional para eleição de vereador?

O sistema proporcional seleciona os partidos mais votados e verifica quais foram os candidatos mais votados.

Exemplo:

Um município possui dez cadeiras na câmara municipal e, na eleição deste ano, teve um total de 10 mil votos válidos. Assim, é calculado o quociente eleitoral, que é a divisão dos votos válidos pelo número de vagas. Neste caso, o quociente eleitoral é 1 mil.

O quociente é o número mínimo de votos que um partido precisa ter para eleger um vereador na cidade. Depois disso, as vagas são repartidas proporcionalmente à quantidade de votos que cada partido recebeu. Dentro do partido, as cadeiras são distribuídas pela ordem do mais votado para o menos votado. Os partidos que não atingirem, na totalidade dos seus candidatos, o quociente não poderão ocupar nenhuma vaga. 

A cobertura eleitoral da Radio Solaris 97.3 tem o apoio de Matzupel indústria de alimentos congelados, produtos que recheiam de alegria o seu dia.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *