Faixa Atual

Título

Artista


Pandemia: brincadeiras pedagógicas para entreter as crianças em casa

Escrito por em junho 2, 2020

Com aulas presenciais suspensas, pais ou responsáveis devem criar alternativas para as crianças gastarem energia

Com aulas paralisadas de forma presencial desde março, pais ou responsáveis precisam criar alternativas de atividades, especialmente às crianças, que costumam gastar muita energia nas atividades escolares e no contato com os colegas. Conforme coordenadoras pedagógicas, o período de isolamento pode recomendar brincadeiras que são realizadas dentro de casa, estimulando e entretendo a criança.

Dicas na hora de desenvolver atividades

Crie um calendário – Durante o isolamento, é importante construir um calendário de atividades, seja em relação ao home office ou mesmo nas atividades das crianças. E que tal construir esse calendário de atividades com a participação da criança? Podem ser usados lápis de cor, caneta, colagens e o que mais a imaginação permitir.

O calendário torna-se importante pois reforça a organização das atividades e também a autonomia. Nele, podem constar informações de atividades diárias, organização da casa, como arrumar a cama, as roupas, enfim.

Placas com interesses, gostos e emoções – O momento pode ser propício para fortalecer as relações familiares, especialmente em relação à construção de atividades e momentos em conjunto. Então, podem ser criadas placas com os filmes preferidos, algum passeio ou brincadeira, entre outras opções.

Dicas de brincadeiras para serem feitas em família

Cápsula do tempo – A proposta é criar algo que contenha ideias e possa ser guardada e aberta no futuro, pode ser, por exemplo, após o término da pandemia e o isolamento. Para construí-la, podem ser utilizados materiais como caixa de papelão, copo plástico, entre outros, basta ter criatividade. Não esqueça! No lado de fora da cápsula coloque o nome e a data de sua criação.

Bingo – Que tal colocar as crianças para fazer as cartelas com as letras, nomes e números. Além da atividade de criação, o Bingo também pode ser uma atividade de estímulo para a aprendizagem e convivência em grupo.

Jogo da Memória – Quem sabe exercitar nosso cérebro? Então o jogo da memória pode ser uma boa pedida. Para cria-lo, bastam quadrinhos de papel e lápis de cor. Mas é preciso fazer de acordo com a familiaridade das crianças às letras e palavras. Exemplo: A seguinte imagem corresponde a qual letra inicial?

Fonte: Grupo Solaris com informações da Trópico Comunicação.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *