PADRE DE PROTÁSIO ALVES RESGATA O CULTIVO DO LINHO
Escrito por Ronei Marcilio em setembro 2, 2020
O religioso ressalta a beleza das flores da planta e as propriedades medicinais das sementes do linho.
Em uma pequena área de terras da paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Protásio Alves, o padre Luciano Cansan mostra que “se plantando dá”.
Neste ano, padre Luciano preencheu os canteiros com pés de fava, ervilha, lentilha, cebola e resgatou uma cultura quase extinta na nossa região: a do linho.
– A ideia é usá-lo na festa do Colono e Motorista de 2021, já que neste ano não aconteceu por causa da pandemia – lamenta o padre.
O religioso lembra ainda da beleza das flores da planta e das propriedades medicinais das sementes do linho.
– Em um mês, este canteiro será um tapete azul de flores – festeja.
Questionado sobre os benefícios à saúde com o uso das sementes do linho, ele cita vários, entre os quais a intestinal e circulatória.
Padre Luciano ainda não definiu se vai aumentar a produção do linho no próximo cultivo, mas a semente da curiosidade já foi plantada e está florescendo. Tomara que gere muitos frutos e outros sigam seu exemplo.
SOBRE O LINHO
O linho, planta cientificamente conhecida como Linum Usitatissimum, é uma fibra extraída do talo da espécie botânica de mesmo nome.
Na atualidade o linho é produzido em maiores volumes na Europa, em países como Polônia, Bélgica, Romênia, Portugal e Países Baixos. No Brasil sua produção ainda é pequena, mas existe um grande potencial de cultivo da planta, especialmente nas regiões de clima mais temperado, como no Sul do país.
Há pelo menos 8 mil anos o homem faz uso desta resistente e versátil fibra. Os registros mais antigos provam o uso do linho na antiga Mesopotâmia e por todo o Oriente Médio desde os idos de 7 mil antes de Cristo.
Já as sementes de linho são uma das principais fontes de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, e através de outros nutrientes que eles contêm, ajudam-nos a manter a saúde do coração, a circulação do sangue, o cérebro e o bom trabalho do intestino.
Fotos/texto: Sonia Reginato/C+C
CONECTA+ COMUNICAÇÃO
Imprensa Oficial dos Municípios de Nova Prata e Protásio Alves