Faixa Atual

Título

Artista


Outubro Rosa: Campanha de conscientização busca enfatizar a importância dos exames preventivos mesmo em tempos de pandemia

Escrito por em outubro 5, 2020

A cada 100 casos de câncer em mulheres, 25 são de mama

Com a chegada do mês de Outubro, inicia mais uma campanha nacional enfatizando a importância da prevenção ao câncer de mama, através da realização de exames. Depois do câncer de pele, o câncer de mama é a segunda causa das mortes de mulheres em todo o mundo. Dados apontam que, para cada 100 casos de câncer diagnosticados em mulheres, 25 são de mama.

O foco da campanha é a prevenção, por se tratar de uma doença que avança com o tempo, quanto mais prococe for o diagnósticos, maiores são as chances de cura.

Mamografias se tornam necessárias a partir dos 50 anos de idade e devem ser feitas anualmente até os 69 anos. Esse exmae é essencial, já que através dele, é possível formar uma imagem do interior da mama e, com isso, identificar o câncer com até um centímetro, em seu estágio inicial. Nesse período de formação, caso seja decoberto nesse estágio, as chances de cura chegam a 90%.

Mesmo não sendo tão comum entre mulheres abaixo dos 30 anos, é essencial realizar o auto exame pelo menos uma vez ao ano.

É importante enfatizar que o câncer de mama não atinge apenas mulheres, cerca de 1% da população masculina também poderão desenvolver a doença.

Por não apresentar sintomas em seu estágio inicial, o auto exame mensal e também a mamografia anual se tornam necessárias.

Grupo de pessoas com maior risco de desenvolver o câncer de mama:
Mulheres que tiveram a primeira menstruação antes dos 12 anos de idade
Mulheres que não tiveram filhos
Mulheres que não amamentaram
Mulheres que tiveram sua primeira gestação após os 30 anos
Mulheres que fizeram reposição hormonal

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *