Faixa Atual

Título

Artista


Orquestra da UCS encerra atividades

Escrito por em julho 3, 2020

Maestro Manfredo Schmiedt fez o anúncio nesta sexta-feira

O maestro Manfredo Schmiedt, que atuava como diretor artístico e regente da UCS Orquestra, anunciou na madrugada desta sexta-feira, dia 3, via redes sociais, o encerramento das atividades, após 19 anos. Ele classificou a decisão como “dolorosa medida”. A instituição ainda não se pronunciou sobre o tema.

Confira a manifestação do maestro Manfredo Schmiedt:

Queridos amigos,

Com grande pesar comunico que, à partir de hoje, a Orquestra Sinfônica da UCS, recentemente transformada em UCS Orquestra, teve os seus trabalhos encerrados. Infelizmente a Universidade de Caxias do Sul tomou esta dolorosa medida.
A orquestra, para mim, foi um projeto de vida com a intenção de desenvolvimento, de soma, de algo que realmente contribuísse para o bem-estar do que considero o bem mais precioso: o público.
Desde as minhas primeiras idas à Caxias, a convite do meu amigo e naquela época spalla da orquestra André Meneghello, senti que havia um ambiente fértil para o desenvolvimento de boa música. Mesmo sem grandes orçamentos, fizemos ao longo destes quase 20 anos tudo que foi possível para que a programação fosse interessante, diversificada e evolutiva.
Nestes anos dedicados a este “ser” cultural, “alimentamos” a nossa programação com a presença de solistas, maestros, coros, atores, figurinistas, bailarinos, etc…. do mais alto nível tanto do cenário nacional quanto Internacional e que fizeram a diferença na evolução do trabalho.
Lembro bem de algumas palavras do ex-reitor da UCS, professor Risson quando falava que havia uma UCS antes e outra depois da Orquestra. Que alegria saber desta importância que foi referendada pelos reitores seguintes ao propor novos desafios, como o professor Zorzi na apresentação da Abertura 1812 de Tchaikovsky em parceria com a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul ou da gravação do nosso primeiro CD por parte do professor Kuiava.
Tanta coisa linda conseguimos realizar: Gravação de 2 CD’s, 1 DVD, Quintas Sinfônicas, Óperas, Concertos da Primavera em parceria com a UNIMED-Nordeste, Natal em Família, Rock in Concert, Orquestrando as Organizações, parcerias com orquestras regionais e estrangeiras, concertos de Integração, concertos didáticos, etc…. Tudo isso e muito mais fará parte, para sempre, de um período que jamais esquecerei.
Meu agradecimento especial a cada um dos músicos que participou deste grupo, seja como integrante contratado ou por cachê. Vocês foram incríveis e permitiram que eu pudesse concretizar a minha missão de desenvolver artisticamente essa orquestra e por consequência a sensibilização de cada ouvinte.
Agradeço imensamente ao Moacir Lazzari por ter “comprado” tantas ideias que lancei e as que foram lançadas pela Comissão Artística.
Obrigado a toda a equipe de apoio da orquestra.
Obrigado a todos os patrocinadores, apoiadores, torcedores, incentivadores que não mediram esforços para que pudéssemos realizar as nossas Temporadas Artísticas.
Obrigado UCS por ter confiado neste trabalho.
Espero que um dia possamos nos reencontrar para celebrar a vida através dos sons que só uma orquestra sinfônica é capaz de produzir.
Muito obrigado meus amigos Caxienses e que Deus esteja com cada um de vocês, sempre

Foto: Rede social

Crise e pandemia do novo coronavírus contribuíram para a decisão

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *