Grupo Solaris

Operação Viagem Segura de Finados começa nesta sexta-feira

Com o objetivo de preservar vidas, PRF, BM, CRBM, DetranRS e Polícia Civil estarão mobilizados.

Sábado (02) é Dia de Finados e pelo menos 1.049 famílias sentirão a dor da perda dos seus entes queridos vítimas de acidentes de trânsito no Rio Grande do Sul em 2019, até o mês de agosto. Com o objetivo de preservar vidas, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Brigada Militar (BM), Comando Rodoviário da BM (CRBM), DetranRS e Polícia Civil estarão mobilizados na Viagem Segura de Finados.

A 109ª edição da Viagem Segura se estende por três dias, desde a zero hora desta sexta-feira (01) até a meia-noite de domingo (03), com intensiva na fiscalização e realização de ações educativas.

A análise dos acidentes fatais decorrentes dos feriados de Finados (2007-2018) aponta que a média de mortes foi de 5,9 por dia, o que corresponde a dizer que a cada quatro horas e quatro minutos, aproximadamente, uma pessoa perde a vida no trânsito. No ano passado, em quatro dias ocorreram 21 acidentes fatais, que resultaram em 24 mortes, contabilizado o acompanhamento das vítimas até 30 dias após a ocorrência.

Nos últimos 12 anos, 242 vidas foram perdidas no contexto do trânsito, apenas nos períodos de Finados. A análise da data revela um pico de acidentalidade fatal em 2010, quando morreram 41 pessoas em cinco dias. A menor média histórica foi em 2016, com três mortes em um dia.

Fonte: Grupo Solaris com informações do Governo do RS.

Sair da versão mobile