Faixa Atual

Título

Artista


Ônibus terão identificação de assentos preferenciais para autistas em Caxias do Sul

Escrito por em junho 27, 2022

Projeto de lei aprovado pela Câmara foi sancionado pelo prefeito

O prefeito Adiló Didomenico sancionou, na tarde desta segunda (27), projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, que torna obrigatória a identificação de reserva de assentos nos ônibus do transporte coletivo para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, serão colocados adesivos com o símbolo da TEA nos assentos preferenciais dos veículos.

O projeto foi proposto pelo vereador Rafael Bueno a partir de sugestões encaminhadas pela advogada Andrea Argenta Stefenon e da assistente social Nicole Caprini, mães de crianças com TEA. Todos os 240 ônibus da Visate serão adesivados e a primeira leva de impressão é de 500 adesivos.

O primeiro adesivo foi colocado logo após a sanção em um ônibus da Visate, que estava estacionado no Largo da Prefeitura. O ato teve acompanhamento de mães e responsáveis por pessoas com autismo e dos representantes da concessionária. Também participaram os secretários Alfonso Willenbring, do Trânsito, e Paulo Roberto Rosa da Silva, da Segurança Pública e Proteção Social, e a secretária Grégora Fortuna dos Passos, de Governo, além do vereador Velocino Uez.


Pais, mães ou responsáveis devem seguir o mesmo procedimento de pessoas com deficiência para tentar conseguir a gratuidade no transporte coletivo. Para isso, devem procurar uma Unidade Básica de Saúde ou uma entidade que auxilie PCDs (pessoas com deficiência) para que um médico ateste a condição. No mesmo local, será feito um cadastro para a pessoa com TEA. Após o cadastro, os familiares devem procurar a Secretaria de Trânsito. Se aprovado, o pedido é repassado à Visate.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *