Faixa Atual

Título

Artista


Onda de frio pode ser uma das mais intensas do século no Brasil

Escrito por em julho 25, 2021

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas previstas para o sul do país são de -6°C e -8°C

O frio intenso volta a prevalecer na Serra gaúcha nesta semana que se inicia. As mínimas em vários pontos estão previstas para ficar abaixo de 0°C por vários dias consecutivos, o que não é tão habitual, mesmo em período de inverno. Por isso, essa onda de ar frio pode ser considerada a mais intensa do século.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as mínimas previstas são de – 6ºC e – 8°C em uma ampla área da Região Sul na manhã do dia 30. Há também indicativo de temperaturas menores do que – 8°C nas áreas de maior altitude do Sul.

A semana que começa será influenciada pela massa de ar frio de origem polar mais forte a alcançar o Brasil até agora em 2021. Em muitas cidades do Sul do país será o frio mais intenso do ano até agora.

O ar polar começa a ingressar no Rio Grande do Sul no decorrer da terça-feira (27), quando se espera que as mínimas ocorram à noite, no final do dia, quando vai começar a ficar muito frio. Na quarta-feira (28), o ar polar rapidamente toma conta do Sul do país e chega aos Centro-Oeste e ao Sudeste do país. Será uma “bolha” de ar gelado de grandes dimensões e que será responsável por um acentuado resfriamento em diversos estados brasileiros no meio da semana.

Modelos têm indicado que a temperatura no nível de pressão de 850 hPa, equivalente a 1.500 metros de altitude, que é parâmetro usado em Meteorologia para identificar a quão quente ou fria é uma massa de ar, ficaria entre -5ºC e -6ºC no Sul do Brasil. Isso representaria um período extremamente frio com mínimas e máximas muito baixas mais prolongado que o habitual. Há dados, inclusive, sinalizando que o ar polar se reforçaria se na sexta-feira (30).


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *