Faixa Atual

Título

Artista


Oitenta casos são confirmados de covid-19 em 24h em Caxias do Sul

Escrito por em julho 2, 2020

Além disso, por surto no hipermercado Zaffari do centro da cidade, SMS interditou estabelecimento nesta quarta-feira

A Secretaria da Saúde de Caxias do Sul, por meio da Vigilância Sanitária, interditou nesta quarta-feira, dia 1º de julho, o supermercado Zaffari, localizado na Rua Borges de Medeiros, no centro da cidade, por infrações em leis e decretos vigentes, que visam a proteção da saúde em tempos de pandemia. Dentre os apontamentos, a SMS destaca que o estabelecimento não notificou todos os casos de trabalhadores com síndrome gripal que testaram positivo para a covid-19 no prazo estabelecido no termo de intimação, conforme estabelece o Decreto Municipal.

Em inspeção foi constatado funcionários sem máscara dentro do local. Além disso, os trabalhadores que testaram positivo ou que tiveram contato com caso confirmado não foram encaminhados imediatamente para atendimento médico e não foram afastados. O gerente da unidade recebeu o Auto de Infração no fim da tarde desta quarta-feira, informando a interdição por, no mínimo, sete dias. A Vigilância Sanitária recomendou a higienização completa da unidade, o monitoramento diário das condições clínicas dos funcionários, a criação de um Plano de Contingência, entre outras adequações necessárias para garantir a segurança dos trabalhadores e da população.

Até o momento, dos 238 funcionários testados no dia 27 de junho, 25 tiveram o resultado positivo para covid-19. Antes dessa data, outros quatro tiveram a confirmação do contágio por meio do exame RT-PCR.

O Grupo Zaffari enviou uma nota

Em atendimento ao Plano de Contingências do Covid-19 e com as orientações da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul informamos:

Na unidade Centro de Caxias do Sul foram verificados quatro casos de colaboradores com sintomas gripais, que já estavam afastados. Com esta informação reforçamos os cuidados iniciando pela testagem de todos os colaboradores desta unidade no dia 27/06. Dos 238 colaboradores ativos, nos resultados iniciais, foram constatados 25 funcionários com resultado positivo, todos assintomáticos. De imediato foram afastados das atividades.

No dia 28/06, domingo, a loja passou por um completo processo de qualificação sanitária (higienização) através de empresa especializada. Na sequência, os colaboradores afastados, tiveram a coleta de amostra de sangue nas suas residências, para novo exame laboratorial, cujos resultados estamos aguardando para informar a SMS de Caxias do Sul.

Pelos protocolos de prevenção, por precaução, foi definido pela paralisação momentânea das atividades. Nossos técnicos continuarão em contato com as autoridades sanitárias municipais visando a normalização das atividades.

O Grupo Zaffari continuará tomando todas providências possíveis no objetivo de zelar pelos seus colaboradores e clientes cumprindo nossa missão de manter o abastecimento para as famílias nas comunidades onde atuamos.

Boletim

A SMS informa que até as 17h30min desta quarta-feira, o município tem 1.204 casos positivos, sendo 701 recuperados, 445 em isolamento domiciliar, 24 em enfermaria, 14 em UTI e 20 óbitos, 39 aguardando resultado e 12.301 negativos.
Dos 1.204 casos confirmados, 607 são homens, entre 2 e 94 anos, e 597 mulheres, entre 1 e 97 anos. Nesta quarta foram confirmados 43 homens entre 17 e 83 anos e 37 mulheres entre 7 a 81 anos. Desses, 17 são funcionários da JBS, totalizando 318 funcionários do frigorífico contaminados (informados ao Município) e 17 são profissionais da saúde.

No total, 196 são profissionais de saúde e oito profissionais da segurança. Além disso, o Município tem 2.040 pessoas que procuraram atendimento médico por síndrome gripal, os quais não foram testados pois não se enquadravam nos critérios do Ministério da Saúde.
Para mais informações, acesse https://covid.caxias.rs.gov.br

Leitos

Ocupação SUS: 38 leitos de UTI ocupados, 66% (19 no Hospital Geral, 13 no Hospital Pompeia, 1 no Círculo e 5 no Hospital Virvi Ramos).
Ocupação Privado: 43 leitos de UTI ocupados, 57% (23 na Unimed, 7 no Círculo, 5 no Saúde, 4 no Pompeia e 4 no Virvi Ramos).
Óbito Suspeito: O resultado do exame de uma mulher de 46 anos, que faleceu ontem, atestou negativo para Covid-19.

Fonte: Ass.Imprensa Prefeit.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *