Faixa Atual

Título

Artista


Oficina de cinema no Casarão dos Veronese tem inscrições prorrogadas

Escrito por em outubro 10, 2019

Serão dois filmes produzidos e as inscrições se encerram nesta sexta-feira 11 de outubro

Uma oficina de cinema, envolvendo criação, desenvolvimento e realização de dois curtas-metragens vai acontecer durante os próximos seis sábados no Casarão dos Veronese, centro cultural histórico localizado em Otávio Rocha, Flores da Cunha. A realização é do Cine Clube do projeto Casarão dos Veronese – o patrimônio em diálogo com as artes, financiado com investimentos do Pró-Cultura RS FAC, do Governo do Estado. Estão disponibilizadas 30 vagas inteiramente gratuitas para participação/. Não há seleção, valem as inscrições a partir dos 16 anos, por ordem de chegada – serão 40 selecionados (incluindo 10 suplentes que garantirão a vaga no caso de ausência entre os 30 primeiros). O link para efetivar a inscrição é www.bit.ly/oficinacineclubefc também disponível em facebook.com/casaraoveronese.

Durante a oficina são realizadas aulas teóricas e práticas de audiovisual, desde a elaboração do roteiro, decupagem, produção, direção de cena, noções principais de fotografia, direção de arte, montagem até a exibição. Os participantes poderão desenvolver seus projetos audiovisuais pessoais para apresentação e votação do grupo para realização. Dois projetos serão selecionados para realização por meio de votação do grupo, sendo uma ficção e um documentário. A proposta é que o Casarão dos Veronese seja um elemento inspirador para as criações. Os encontros acontecem aos sábados, das 9h30m até 11h45m e das 14hàs 17hrs, e haverá uma gravação num domingo (confira a programação abaixo).

A oficina é ministrada pelo diretor, roteirista e produtor audiovisual, Juliano Carpeggiani. Os alunos irão conhecer a metodologia da oficina Cinemeando, desenvolvida e ministrada por Carpeggiani. É uma proposta de educação audiovisual focada em baixo orçamento, que vem sendo construída desde o Astro – Festival de Cinema Estudantil (criado por Carpeggiani em sua gestão no Grêmio Estudantil na Escola São Rafael), ampliou durante as oficinas de produção realizadas entre 2007 e 2009, no período do funcionamento do Núcleo de Produção Audiovisual Flores da Cunha, que teve investimentos da União Europeia. Nos últimos anos, o Cinemeando foi aplicado em oficinas realizadas em espaços como Casa de Cultura Mario Quintana (que originou o curta de suspense Apartamento 625) e dentro do projeto Cinema Em Cena, realizado na ACM Esteio e patrocinada pelo incentivo cultural do Governo Federal (2013 a 2014) através Petrobrás. Além da teoria e prática audiovisual. os participantes passam a ter uma noção mais ampla de onde o audiovisual está inserido no mercado internacional, brasileiro e no Rio Grande do Sul.

Neste sábado, dia 05, aconteceu a Aula Inaugural do Cine Clube no Casarão dos Veronese. Os interessados puderam conhecer a metodologia e cronograma do curso, assistiram e comentaram curtas-metragens, debateram sobre as redes sociais como meio de veiculação e sobre o mercado de streaming em plataformas como Netflix, Amazon Prime, Globoplay e HBOGo. Houve também exercício prático de narrativa através da fotografia.

Outras informações: 54 32971092. 

PROGRAMAÇÃO

05/10 – Aula inaugural (aberta)

11/10 – Encerramento das inscrições 

12/10 – Aula 01

19/10 – Aula 02

26/10 – Aula 03

02/11 – Gravação 01

03/11 – Gravação 02

16/11 – Edição/Finalização/Sessão de exibição aberta ao público


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *