Faixa Atual

Título

Artista


“O que comemoramos é o ideal daquelas pessoas, trazemos seu legado”, diz tradicionalista sobre Revolução Farroupilha

Escrito por em setembro 16, 2020

Cristiano da Silva Barbosa foi entrevistado no programa Na Medida nesta quarta-feira (16)

Durante a semana Farroupilha, a Rádio Solaris busca trazer assuntos relacionados à cultura gaúcha e sua história. Nesta quarta-feira, o tradicionalista e escritor Cristiano da Silva Barbosa concedeu entrevista para falar sobre os ideais gaúchos ao longo do tempo.

Conforme o Cristiano, que também é professor de Matemática e Física, “o que comemoramos é o ideal, o legado daquelas pessoas que tiveram a bravura de lutar para defender seus interesses”. Até hoje seguimos esses legados, que geraram inclusive a noção do bairrismo, defendendo nossos costumes.

Grupos de dança

De acordo com Cristiano, antes da pandemia, foi montado um projeto junto ao ACTG Cancela do Imigrante de Antônio Prado para retorno das atividades artísticas. Os ensaios já estavam sendo realizados há cerca de dois meses, com grupos mirim, juvenil e adulto. Porém, com a pandemia, tudo foi suspenso e ainda não há definição sobre retorno.

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), juntamente com o Governo do Estado e Secretaria da Saúde, criaram um protocolo, mas necessita o aval do município.

Público jovem e o tradicionalismo

Perguntado sobre a inclusão do público jovem no tradicionalismo, Cristiano diz que é preciso haver o incentivo público e das entidades através de eventos culturais. “Quanto mais atividades culturais, mais interesse se cria”, diz Cristiano.

Sobre as ações culturais, o tradicionalista defende “criar uma ideia cultural autossustentável” não dependendo do poder público, mas precisando dele para dar o incentivo.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *