Faixa Atual

Título

Artista


O Museu Municipal de Nova Prata se prepara para reabertura

Escrito por em julho 21, 2020

As peças expostas agora contam uma história com conexão entre elas

O Museu Municipal Domingo Battistel, de Nova Prata, passou nos últimos dois anos por inúmeras melhorias: por fora foi visível a obra que incluiu troca de telhado, paredes, janelas e pintura; por dentro ainda muitas novidades esperam a comunidade e os visitantes.

Em dezembro de 2018, o Conselho Curador do Museu Domingos Battistel, aprovou a Política de Aquisição e Descarte de Acervos do Museu, ou seja, um conjunto de normas que regulam a entrada e saída de peças da instituição o que possibilitou um regramento sobre a relevância delas para o acervo, de acordo com a caracterização da tipologia do museu.

Durante 2019 as museólogas Doris Couto e Leila Pedrozo estudaram o acervo do Museu Domingos Battistel e construíram junto com a Secretaria, servidores do museu e Conselho Curador o Plano Museológico; que culminou com ações importantes, entre as quais um Projeto Expográfico com mudanças significativas, principalmente, quanto à exposição do seu acervo histórico e estrutura interna.

Quem conheceu o espaço interno do Museu vai perceber logo na entrada as mudanças: um memorial do seu patrono Domingos Battistel foi criado na sala onde era a Administração e o acervo foi distribuído “contando histórias”. Nas demais salas do “Casarão Verde”, como também é conhecido o museu, “as peças expostas agora contam uma história com conexão entre elas”, explica o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Everson Marca.

Também está prevista uma sala para exposições temáticas temporárias, o que permitirá uma movimentação constante da reserva técnica e a possibilidade de o visitante sempre encontrar novidades em termos expográficos.

As visitas ao Museu estão sendo planejadas para quando Nova Prata estiver classificada na bandeira laranja e o acesso de pessoas ao local será mediante protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Um pouco mais sobre o Museu Municipal Domingos Battistel

O Museu Municipal foi instituído pela Lei Nº 1322 de 13 de Setembro de 1978, e denominado Museu Municipal Domingos Battistel através da Lei Nº 1747 de 23 de Dezembro de 1985, subordinado à Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, obedecerá às disposições contidas nesta Lei.

Ele caracteriza-se como histórico e antropológico. Possui um dos mais completos acervos que retratam o período da colonização da região, especialmente retratando elementos do trabalho.

Arquivo Histórico fica na Casa da Cultura

Com a remodelação da ocupação física do Museu, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer assumiu em 2019 a conservação e guarda dos documentos e imagens do Arquivo Histórico Municipal em uma sala da Casa da Cultura Padre Adolfo Fedrizzi.

Mais de 10 mil fotos de atividades de diferentes administrações municipais; documentos de compra e venda de imóveis; atas de empresas e entidades; registros centenários em livros-caixa; os primeiros jornais de Nova Prata; álbuns de eventos e outros milhares de itens que ficam acondicionados em suas pastas e descritos em livros e não podem ser retirados, mas podem ser acessados na própria Casa da Cultura, para pesquisa, mediante agendamento, explica o secretário Everson Marca.

Fotos: Museu Municipal – Vanice Dal Magro/C+C

Vanice F. Dal Magro – CONECTA+ COMUNICAÇÃO


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *