Faixa Atual

Título

Artista


“O Cade atua em todas as áreas da economia”, afirma superintendente do Conselho

Escrito por em março 10, 2020

Alexandre Cordeiro Macedo foi o palestrante da CIC Caxias em reunião-almoço desta segunda-feira

As atribuições do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) foram detalhadas pelo superintendente-geral da autarquia, Alexandre Cordeiro Macedo, convidado da reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) desta segunda-feira (9). Ele palestrou sobre o tema “Cade, Mercado e Concorrência” para empresários da região. “O Cade é uma instituição pública de excelência com um corpo notável e brilhante de servidores”, descreveu.

A principal delas é analisar e, posteriormente, decidir sobre as fusões, aquisições de controle, incorporações e outros atos de concentração econômica entre grandes empresas que possam colocar em risco a livre concorrência. Para Alexandre Macedo, o papel do Cade é simples: proteger o mercado, defender a livre concorrência. “Temos esta capacidade de atuar em todas as áreas da economia e não só focado um setor específico”, afirmou Macedo. Segundo ele, o Cade analisa 450 fusões todo o ano mais 350 processo de conduta, além de busca de apreensões, por exemplo, totalizando em torno de 1.700 mercados analisados no país.

O Cade se preocupa com o comportamento das empresas no mercado nacional, como ela faz com o tamanho que ela tem, se abusa ou não da posição dominante, se tem uma conduta de conluio com outras empresas, se está adquirindo empresas apenas para aumentar o seu market share e tentar fechar o mercado.

A autarquia está novamente entre os finalistas de duas reconhecidas premiações internacionais. Uma delas é promovida pela revista britânica Global Competition Review (GCR) e a outra pela revista francesa Concurrences, especializada em política antitruste. Os vencedores serão anunciados no dia 21 de abril, durante uma cerimônia promovida pela GCR em Washington, nos Estados Unidos. 

Ouça entrevista com Alexandre Cordeiro

Foto: Rogério Costanza/Grupo Solaris

Alexandre Macedo destacou falou sobre mercado e concorrência

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *