Faixa Atual

Título

Artista


NV Chapeação e Pintura é Gente que Faz

Escrito por em maio 21, 2021

Funilaria ou chapeação, o nome é diferente, mas a função é a mesmo

Conhecidos como funileiros ou chapeadores ou lanterneiros, são profissionais que restauram latarias de automóveis. Como toda a profissão, requer atenção, dedicação e busca de conhecimentos.

O projeto Gente que Faz procurou Neucir Vizentin, conhecido como Nene, da NV Chapeação e Pintura.

Nene revela que essa foi a sua primeira profissão. Era adolescente, 14 anos, procurava algum emprego, então um amigo disse pra ele ir na Chapeação do Tonho, onde funcionava também a Mecânica do Foguete, no bairro Aparecida. “Consegui o emprego. Minha função era limpar o chão e organizar a oficina, mas enquanto trabalhava, prestava atenção ao que eles faziam e fui aprendendo”, revela.

O tempo foi passando, Nene ganhou a confiança do patrão, aprendeu o ofício e começou a recuperar veículos, sempre supervisionado. Durante nove anos e meio trabalhou nesse mesmo local. “Após esse período parti para minha liberdade, fiquei mais um ano e três meses na chapeação do falecido Alécio Scopel, ai resolvi ser meu patrão, sai e abri meu próprio negócio”.

Entre o primeiro, segundo e  a abertura de seu próprio negócio, Neucir já está a 36 anos no ramo.

Nene diz que nesse período passou por dificuldades, mas nunca pensou em desistir. Nos últimos tempos investiu em equipamentos, que diz ser o único na cidade a possuir.

Em conversa com a equipe, o chapeador se lembra dos primeiros tempos. “Antigamente os carros eram mais simples, eram feitos de lata, hoje a maior parte da lataria é plástico, era uma obra de arte trabalhar na recuperação de carros”.

Segundo ele, hoje é só trocar a peça, pintar e está pronto, é mais rápido.

A NV Chapeação e Pintura trabalha com todos os tipos de veículos, automóveis, caminhonetes, caminhões, nacionais ou importados. Atende companhias de seguros e particulares

O profissional não lamenta o primeiro ano da pandemia, 2020, o negócio se manteve estável. Já nesses primeiros meses de 2021 está sentindo uma queda na procura pelo serviço e atribui isso a falta de emprego e a alta dos preços das peças.

NV Chapeação e Pintura é de Gente que Faz https://www.youtube.com/watch?v=_AXfKtmtMWM


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *