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Nutricionista passa dicas para fortalecer nossa imunidade contra a Covid-19

Escrito por em março 24, 2021

Desde o início da pandemia, a busca por uma alimentação saudável tem crescido em Flores da Cunha

Desde o início da pandemia de coronavírus a busca por uma alimentação saudável tem crescido em Flores da Cunha. A nutricionista Leila Maria Dias, de 32 anos, conversou com a equipe da Solaris 99.1 FM para trazer dicas de como proteger o nosso organismo contra qualquer tipo de vírus, especialmente o da Covid-19.

“A alimentação deve ter um equilíbrio, e é preciso começar pelo básico: legumes, frutas, proteínas e gorduras saudáveis’, enfatiza a nutricionista. Ela diz que é importante evitar comidas gordurosas e industrializadas, como alimentação de fast-foods e demais lanches não saudáveis. “Esses alimentos possuem muitas toxinas, o que gera maior gasto para que nosso organismo consiga fazer a digestão, deixando nosso sistema imunológico enfraquecido”, pontua Leila.

“O gengibre é antioxidante e antibacteriano; tem também o própolis que ajuda a combater ameaças ao nosso organismo, além do alho”, disse a profissional. Além disso, os lactobacilos encontrados em alguns iogurtes, ajudam nosso organismo a absorver as melhores propriedades dos alimentos. “Cuidando da flora intestinal, a gente também reforça a nossa imunidade”.

Alimentos ricos em zinco e ferro têm um papel muito importante no combate a gripes e resfriados, bem como o vírus da Covid. Carnes, cereais integrais, amendoim, feijão, lentilha e grão de bico possuem zinco em abundância. Leila também reforçou a importância do açafrão como anti-inflamatório. O seu uso pode ser diário e o recomendado é consumir uma colher de sobremesa cheia por dia. A sugestão é fazer suco de limão, com gengibre e açafrão.

“Chimarrão não substitui a água”, alerta a nutricionista sobre a importância da correta hidratação. Frutas cítricas e demais alimentos ricos em vitamina C possuem antioxidantes e reforçam a proteção do nosso organismo. Leila também citou o goji berry, uma frutinha rica em vitaminas que aprimora a ação das células responsáveis por ativar unidades do sistema imune para combater infecções.

De acordo com a nutricionista, “não adianta a sua alimentação estar toda bagunçada, você comendo apenas lanches, doces e frituras e, para compensar, comer algumas frutas ou sementes mais saudáveis”. No entanto, seguindo as orientações descritas é possível viver mais e melhor.


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