Faixa Atual

Título

Artista


Números da Covid-19 em Caxias do Sul são os mais altos desde o início da pandemia

Escrito por em março 15, 2021

De 1° até 13 de março, 101 pessoas morreram e, neste final de semana, o número de pacientes com o vírus ativo chegou a 4.482

O cenário da saúde foi tema de reunião no Gabinete de Crise, em Caxias do Sul, na manhã desta segunda-feira (15). A maior preocupação do grupo é a falta de consciência de parte da população, que ainda desrespeita normas de restrição e saúde para combate ao vírus.

“Extraoficialmente sabemos que a nova cepa do vírus circula em Caxias. Ela tem um potencial de infecção até dez vezes maior, por isso tanta gente que não pegou está pegando, gente que já teve covid está se contaminando de novo”, relata a secretária de Saúde, Daniele Meneguzzi. Ela também disse que, “anteriormente, casos graves chegavam a entubação entre sete e dez dias após a contaminação; hoje estamos entubando pacientes já no quarto dia”.

Daniele informa também que pessoas que já fizeram a segunda dose da vacina também estão se contaminando. “Não são casos graves, o que comprova a importância da vacina, mas a contaminação acontece,” afirmou a secretária.
No final de novembro, período em que ouve um dos picos da pandemia, o maior número de pessoas com a doença ao mesmo tempo na cidade foi de 1.897. Neste final de semana o número de ativos em Caxias chegou a 4.482. Em dezembro, mês que até então teve o maior número de óbitos na cidade, morreram de covid 115 pessoas. Neste mês de março, até o dia 13 foram 101 óbitos.

“É inacreditável que diante desse cenário as pessoas ainda não respeitem, não tenham empatia. Todos os dias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ouvimos ‘eu não me cuidava’, ‘não achei que eu ia pegar’. Precisamos que as pessoas mudem seu comportamento”, alerta.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *