Faixa Atual

Título

Artista


Número de casos de coronavírus em Flores da Cunha aumenta 678% em junho

Escrito por em julho 1, 2020

Até 31 de maio, a cidade tinha 14 casos. Na terça-feira, dia 30 de junho, o boletim diário apontava 109 pacientes. De acordo com a Secretaria da Saúde, 60 já estão recuperados

O número de casos confirmados de coronavírus em Flores da Cunha teve um salto de 678,5% em junho. De acordo com dados atualizados pelo Centro de Operações de Emergência (COE) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o mês de junho terminou com 109 casos positivos. Só este mês teve o diagnóstico de 95 novos pacientes com a doença. Até 31 de maio, a cidade tinha apenas 14 pessoas infectadas.

O mês de junho registrou, inclusive, o primeiro óbito por Covid-19 na cidade. Uma mulher de 54 anos, faleceu no Hospital do Círculo em Caxias do Sul, onde permaneceu internada por 19 dias. Durante parte deste período, a vítima, identificada como Cláudia Rita Soprano, permaneceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Cláudia tinha comorbidades como: asma, hipertensão e obesidade e faleceu no dia 21 de junho.

De acordo com o último boletim divulgado pela SMS, na tarde da terça, 60 dos 109 pacientes com coronavírus (55% do total), já são considerados recuperados da doença. Outros 48 cidadãos florenses permanecem em isolamento domiciliar, respeitando as normas de distanciamento por estarem com Covid-19. Ainda segundo o boletim, nenhum paciente diagnosticado com Covid-19 está internado em hospital.

A Diretora do Administrativa Hospital Fátima de Flores da Cunha, Andréia Vignatti, informou que a instituição tem 16 leitos separados para pacientes com o novo coronavírus. Ainda segundo Andréia, até às 15h desta quarta, nenhuma pessoa com o diagnóstico positivo está internada no Hospital.

O Secretário de Saúde de Flores da Cunha, Vanderlei Stuani, avaliou em entrevista à Rádio Solaris que o aumento vertiginoso no número de casos de covid na cidade, está relacionado ao alto número de testes realizado. “As pessoas que precisarem de testes na cidade, vão ser testadas”, afirmou o Secretário. Segundo Vanderlei, apenas os pacientes que se enquadram nos critérios do COE, baseados nas indicações do Ministério da Saúde, podem ser testados.

Os dados divulgados pelo COE, mostram que Flores da Cunha teve uma média de 3,1 novos casos positivos confirmados a cada dia, durante o mês de junho. Ainda de acordo com o boletim da Secretaria da Saúde, são 50 homens e 59 mulheres que tem ou tiveram contato com a doença, fizeram exames e o resultado foi positivo.

Para Vanderlei, “[o coronavírus} começou nos grandes centros e está vindo para as regiões do interior. Infelizmente chegou em Flores da Cunha”, afirmou Stuani. “Era esperado que chegasse, mas a gente sempre torce para que venham poucos casos”, complementa o secretário municipal.

Segundo dados oficiais da Prefeitura de Flores da Cunha que a Rádio Solaris teve acesso, a cidade tem cerca de 800 testes rápidos em estoque. De acordo com o Secretário da Saúde, a intenção é ampliar a testagem entre os sintomáticos. Vanderlei contou ainda que o COE avalia a compra de uma nova leva de testes para atender a demanda. “Buscamos saber quem realmente está contaminado”, disse Stuani.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *