Faixa Atual

Título

Artista


Nova Roma do Sul vai testar população assintomática

Escrito por em julho 23, 2020

A ideia é identificar qual o estágio evolutivo da doença no município

De 28 de julho a 26 de agosto, Nova Roma do Sul vai iniciar a aplicação de testes rápidos para identificação de coronavírus em pessoas assintomáticas, ou seja, que não desenvolveram nenhum sintoma da doença.

A ideia é testar uma amostragem da população, através de voluntários, para identificar o estágio evolutivo da doença no município. O teste rápido identifica, em cerca de 15 minutos, a presença de anticorpos do vírus no sangue das pessoas. Ao todo, serão feitos cerca de 100 exames entre os dias 28 de julho e 26 de agosto, sempre às terças-feiras, das 07h45min às 10h e das 13h30min às 16h.

Para se voluntariar, é preciso realizar agendamento prévio pelo telefone (54) 3294 1045, a partir desta sexta-feira, 24. Serão agendadas, por semana, 20 pessoas que atendam os critérios de inclusão abaixo:

– Ser maior de 18 anos;

– Ser assintomático (não ter sintomas de síndrome respiratória);

– Não ter realizado testes anteriores para COVID-19;

– Ser o único participante do núcleo familiar;

-Residir no município de Nova Roma do Sul;

– Portar CPF e Cartão SUS.

O indivíduo que se voluntariar também responderá um questionário e uma declaração de ciência em relação ao resultado do exame, pois caso resulte em positivo, deverão ser seguidas as orientações médicas de isolamento juntamente com seu convívio familiar. Não há custos para o voluntário pela realização do teste.

Sobre o Teste Rápido SARSCoV-2

O teste é realizado através da punção digital e detecta os anticorpos IgM e IgG, para auxílio no diagnóstico da infecção por coronavírus (COVID-19). Se o teste apresenta IgG reagente, significa que o paciente já passou pela infecção e está possivelmente imune. Por outro lado, se apresentar IgM reagente, o paciente está infectado e pode transmitir o vírus.

Os testes utilizados foram comprados com recursos próprios da prefeitura, através do Consórcio Intermunicipal da Serra Gaúcha.


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *