Faixa Atual

Título

Artista


Nova Roma do Sul: mais de mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19

Escrito por em maio 13, 2021

Secretaria de Saúde alerta para a manutenção dos cuidados

Mais de um ano após o início das medidas restritivas de distanciamento social, Nova Roma do Sul atravessa o momento mais crítico da pandemia. Ao longo de todo ano de 2020, a cidade contabilizou apenas 98 casos de Covid-19, mas só no período entre 11 de abril e 11 de maio de 2021, foram registrados 95 novos casos. Ou seja, o total de casos do ano passado foi praticamente superado em um mês.

O cenário descrito acima se desenrola ao mesmo tempo em que mais de mil pessoas já receberam a primeira dose dos imunizantes, o que representa mais de 30% da população. Segundo os dados de vacinação até a manhã de quarta-feira, 1.104 pessoas receberam a primeira dose da vacina e 451, a segunda.

“Com certeza se não fossem as vacinas o quadro seria ainda pior. Embora uma grande parcela dos nossos idosos já esteja imunizada, o momento ainda é de cuidado, o avanço da vacinação não pode ser motivo para as pessoas pararem de se cuidar,” frisa o secretário de saúde, Roberto Panazzolo. Ele lembra ainda que a eficácia comprovada dos imunizantes se dá somente após 15 dias da dose de reforço.

Um dado que, localmente, pode demonstrar a proteção oferecida pela vacina e a importância de manter os cuidados é o detalhamento dos novos casos na cidade. O boletim epidemiológico de 11 de maio de 2021 reporta 37 casos ativos, dos quais, 34 (91,90%) são pessoas que ainda não receberam nenhuma dose da vacina, 2 (5,40%) são pessoas com a primeira dose e apenas 1 (2,70%) já com as duas doses.

– O poder público não tem medido esforços para que a economia e as aulas presenciais não sejam prejudicadas, mas o momento exige o esforço de todos. A experiência desse período de mais de um ano tem nos comprovado que as reuniões familiares são responsáveis pela maioria dos casos positivos. Evitar o contato com outros núcleos familiares é, juntamente com a vacina, a melhor prevenção – finaliza Roberto.

Embora repetitivo, é importante lembrar que o uso de máscara em qualquer situação de convívio público é obrigatório, assim como a higienização das mãos. Aglomerações ainda são vedadas.

O vacinômetro, que divulga as totalizações de doses recebidas e aplicadas pode ser acessado clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Nova Roma do Sul


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *