Faixa Atual

Título

Artista


Nova Roma do Sul: Escola Barão do Rio Branco recebe visita do prefeito de Caxias do Sul

Escrito por em junho 16, 2021

A Comitiva visitou a Escola para conhecer o biodigestor, equipamento que transforma sobras de alimentos em gás de cozinha e fertilizante

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco recebeu nesta quarta-feira (16), o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico acompanhado de uma comitiva que visitou a instituição para conhecer o funcionamento do biodigestor, que foi destaque na semana passada, em matéria do Pioneiro, devido a sua utilização na transformação de sobras de alimentos e cascas em gás.

COMO FUNCIONA O BIODIGESTOR?

O equipamento tem a aparência de uma barraca, de de camping e possui uma divisória interna, como se fosse uma parte térrea e, outra, em um segundo andar. Na frente, existe um compartimento em formato de cano vertical de cerca de 100 milímetros, onde são colocadas as sobras de alimentos. Funciona assim: os resíduos orgânicos (restos de comida em geral, cascas de frutas, partes de hortaliças que não podem ser aproveitadas) produzidos pela escola, que antes iam para o aterro, agora são colocadas no biodigestor. 

Então, ocorre um processo de decomposição, separando o gás metano, que vai para o compartimento superior, onde fica armazenado, do resíduo líquido, que é dispensado por um outro cano em um recipiente. O gás é direcionado por meio de encanamento tradicional até um fogareiro na cozinha da escola. Já o líquido expelido é diluído em água (um litro de resíduo para quatro de água) e utilizado como fertilizante para regar a horta, um pequeno pomar e o canteiros de flores da instituição, fechando o ciclo. Cascas de cítricos, como laranja, limão e abacaxi, não podem ser utilizados.

Estavam presentes na visita o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Fávero Pasuch, juntamente ao secretário de Educação, Cristiano Panozzo e a diretora da escola, Daniela Grazziotin Fávero, que receberam, recebem o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, João Osório Martins e do vereador Sandro Fantinel.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Taís Vargas com informações da Prefeitura de Nova Roma do Sul


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *