Grupo Solaris

Nova Roma do Sul é eleita com melhor índice na área da saúde pelo IDESE

Índice de Desenvolvimento Socioeconômico se refere ao ano de 2016.

O município de Nova Roma do Sul foi eleito, pelo terceiro ano consecutivo, com a melhor área de saúde do Estado. Conforme Roberto Panazzolo, Secretário da pasta no município, indicadores como taxa de mortalidade em menores de cinco anos, números de consultas pré-natal, taxa de mortalidade por causas evitáveis, proporção de óbitos por causas mal esclarecidas e taxa bruta de mortalidade, são levados em conta.

Os resultados já colocam o município na primeira colocação desde 2014.

Na UBS, são realizados atendimentos na área médica e enfermagem, mantendo o plantão 24h, inclusive aos finais de semana. As especialidades são clínicos, ginecologista, psiquiatra, pediatra, enfermeiros e técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, dentistas e auxiliar, psicólogo, assistente social, médico de saúde da família e agentes comunitários de saúde.

Outros municípios da serra gaúcha também se destacaram em diferentes áreas. Picada Café recebeu o melhor índice em educação. Carlos Barbosa lidera o ranking geral do índice de Desenvolvimento Socioeconômico.

Conforme os dados, o Rio Grande do Sul evoluiu em educação e saúde, mas não em crescimento de renda. O estudo foi elaborado pelo Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Os Números do índice geral elevaram 0,34% em relação a 2015, alta relacionada aos números da educação infantil e indicadores de mortalidade.

O Idese avalia a situação socioeconômica dos municípios quanto a educação, renda e saúde.

Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini.

Sair da versão mobile