Faixa Atual

Título

Artista


Nova Roma do Sul é cidade onde a vacinação contra a covid-19 está mais adiantada na região

Escrito por em junho 9, 2021

Município começou a imunizar pessoas com 54 anos nesta terça-feira

Dos municípios que fazem parte da macrorregião da Serra, Nova Roma do Sul é o que está com a vacinação contra a Covid-19 mais adiantada. Todos os integrantes dos grupos prioritários e os trabalhadores da educação já receberam a primeira dose. Na manhã desta terça-feira (08), começaram a ser imunizadas as pessoas com 54 anos, uma sequência que iniciou com os de 59. 

A prefeitura já havia anunciado que aplicaria, em pessoas com 55 anos, nesta terça, as 108 doses (18 da Pfizer e 90 da AstraZeneca) recebidas na última remessa e retiradas na segunda, na sede da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Caxias. Mas nesta manhã, por volta das 10h, quando percebeu que a procura cessou na Unidade Básica de saúde (UBS) do município, onde ocorre a imunização, e havia 30 doses sobrando, a prefeitura fez um chamamento para a faixa etária inferior pelas redes sociais e por telefone, informando que havia imunizante disponível e, quem quisesse, poderia procurar a UBS.

O agricultor Dorvalino Zatti, 54 anos, foi um dos beneficiados com a ampliação do público. Ele já tinha tentado se vacinar em função de uma hipertensão, mas o caso não atendia ao critério de doença pré-existente e ele teve que esperar um pouco mais. Mesmo assim, é só elogios ao atendimento de saúde da cidade.

Crédito: Júnior Lodi

“A gente vê que eles (prefeitura) se esforçam na área da saúde. Como sobrou vacinas, eles já vão adiantando e imunizando o pessoal. Estou muito feliz e espero que outras pessoas também consigam o quanto antes a vacina”, contou o agricultor, que se emocionou ao receber a dose da AstraZeneca.

Felicidade compartilhada pela agricultora Arnilde Sosnoski Kriger, 55, que garantiu o imunizante nesta manhã. Ela conta que estava ansiosa: “Porque é a esperança de poder vencer essa doença. Sei da importância de ter a saúde da população em primeiro lugar”.

Crédito: Júnior Lodi

A dona de casa Elaine Maria Salvati, 55, acordou cedo para não perder a chance. “Eu estava esperando. Queria mesmo me vacinar porque ajuda. Fiquei surpresa e liguei no posto ontem (segunda) perguntando se era verdade que já estavam nos 55 anos. Elas me falaram que sim. Aí, hoje de manhã, levantei cedo e fui. Fiquei bem contente porque estamos adiantados aqui”, declarou, sorridente.

Crédito: Júnior Lodi

Os três, Arnilde, Elaine e Dorvalino, terão que retornar à unidade de saúde para a segunda aplicação em 31 de agosto. Lembrando que, mesmo depois da segunda dose, especialistas orientam as pessoas a manterem os cuidados do uso de máscara, higienização das mãos e o distanciamento.

Nesta terça, completa exato um ano do primeiro caso de infecção pelo coronavírus em Nova Roma do Sul. Em todo 2020, foram 98 casos positivos de covid-19. Em janeiro deste ano, foram pouquíssimos registros; em fevereiro não chegaram a 10. Mas, em março, houve um salto para 50 novos casos. Em abril foram 70 e, em maio, 120. Mesmo com a vacinação adiantada, a situação preocupa as autoridades locais de saúde.

Fonte: Pioneiro


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *