Faixa Atual

Título

Artista


Nova Roma do Sul comemora 34 anos de emancipação

Escrito por em novembro 30, 2021

O município já pertenceu a Antônio Prado

Hoje (30), o município comemora 34 anos de emancipação. De acordo com o último censo, o município possui 3.743 habitantes.

Nova Roma começou a ser colonizada por imigrantes poloneses, suecos, e russos a partir de 1880. Em 1888 iniciou a vinda de italianos que em alguns anos passaram a formar a maioria da população. A comissão de colonização dividiu o território em oito linhas onde se estruturaram 14 comunidades, cada qual com sua capela. Em 19 de janeiro de 1923 passou a ser segundo distrito de Antônio Prado.


O desejo do pequeno povoado de se tornar município  nasceu em 1960, mas somente em 30 de novembro de 1987 conseguiu sua emancipação política. A primeira administração do novo município, agora chamado de Nova Roma do Sul, iniciou em 1989, tendo como prefeito Idilio Pasuch (PMDB) e vice-prefeito Natal Santi (PDS).


Seu território é formado por vales encantados, misteriosos, onde o silêncio só é quebrado pelo barulho das cascatas, o murmúrio dos rios ou o canto dos pássaros. É um cenário que encanta os turistas que têm o privilégio de visitar um dos mais belos municípios da Serra Gaúcha.

Junto com outros cinco municípios da região Nova Roma do Sul faz parte do “Vales as Serra”, tendo como principais atrativos, suas belezas naturais como o Cachoeirão, no Rio das Antas, cascatas, grutas, uma rica flora e fauna, belezas que podem ser observadas através de mirantes. Os rios e vales propiciam a prática de esportes radicais, como o rafting, a tirolesa, o pêndulo e trilhas ecológicas.

O povo de Nova Roma do Sul conserva fortes traços culturais de seus antepassados que podem ser observados na vida cotidiana e principalmente em suas festas religiosas, na Semana de Poesia Oscar Bertholdo e na festa maior do município La Prima Vendemmia.

Falando em Semana Oscar Bertholdo de Poesia, o evento, que acontece a 30 anos, já tem a sua programação definida. Ainda afetada pelos protocolos de prevenção ao contágio da Covid-19, será voltada principalmente às escolas, com concurso literário, oficinas, feira do livro, oficinas e shows.

“Decidimos focar em uma programação que pudesse ser realizada dentro das escolas, pois acreditamos que ainda não é o momento da retomada do grande público, tradicional nas atrações das edições passadas.”, observa o secretário de educação, cultura e desporto, Cristiano Panozzo.

O XVI Concurso Literário propôs o tema, “O inverno em cores e rimas”, norteando a produção artística e literária de toda e qualquer história ou evento relacionado à concepção sinônima, objetiva e subjetiva de “Inverno”. Sugeriu-se aos participantes, a  abordagem do inverno como sendo o período de nos recolhermos no aconchego das casas, de lembrar dos encontros onde a comida era dividida e do frio sendo dispersado pelos jogos e cantorias próximos ao fogão à lenha. As inscrições foram encerradas no dia 05 de novembro e os pré-selecionados serão divulgados nos dias que antecedem a programação.

Confira a programação

30/11 – TERÇA-FEIRA 

20h (Online, nas redes sociais do Município)

– Abertura oficial e lançamento do documentário “Oscar Bertholdo”, com produção da Art’Manhas

1º/12 – QUARTA-FEIRA

18h (Câmara Municipal de Vereadores)

– Premiação dos vencedores do XIV Concurso Literário Oscar Bertholdo De Poesia

– Lançamento do livro “Poesias e Desenhos Premiados de Nova Roma do Sul (Edições 2013-2020)

02/12 – QUINTA-FEIRA

Durante todo o dia (Nas escolas)

– Nana Bernardes

20h (Nas ruas da cidade)

– Cortejo de Natal (Concresul)

03/12 – SEXTA-FEIRA

Durante todo o dia (Nas escolas)

– Paloma e Miqui

– Iguatemi Lamenzom e Julinéia Fochessato

– Feira do Livro (Colégio Estadual Nova Roma)

04/12 – SÁBADO

Durante todo o dia (Nas escolas municipais)

– Performances e oficinas com Deko e Natália

– Feira do Livro (EMEF Barão do Rio Branco 8h:30min às 11h:30min)

– Feira do Livro (EMEI Chão de Estrelas 13h às 16h)

Ouça a entrevista com o prefeito Douglas Pasuch na íntegra, abaixo:

Fonte: Repórter Ronei Marcilio


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *