Faixa Atual

Título

Artista


Nova Roma do Sul comemora 33 anos de emancipação

Escrito por em novembro 30, 2020

Até 1987 Nova Roma era distrito de Antônio Prado

Cercado pelos Rios das Antas e da Prata, com vales profundos, as terras de Nova Roma passaram a ser colonizadas a partir de 1880 por imigrantes poloneses, suecos, e russos. Em 1888 iniciou a vinda de italianos que em alguns anos passaram a formar a maioria da população.

Até 1987, Nova Roma era distrito de Antônio Prado. Distante cerca de 23 quilômetros da sede, por estrada ruim, uma comissão, liderada por Idilio Paschu, iniciou um movimento emancipacionista. O movimento obteve êxito e, em 30 de novembro 1987, foi promulgada a lei que transformou o distrito em cidade, passando a se chamar Nova Roma do Sul.

A primeira administração municipal iniciou-se em 1º de janeiro de 1989, tendo como prefeito Idilio Pasuch – antigo PMDB e vice-prefeito Natal Santi – antigo PDS.

Hoje, após 33 anos de história como município, Nova Roma do Sul é fruto do trabalho de várias gerações que, apesar de imensas dificuldades, está se tornando cada vez melhor, seja na qualidade de produção, na educação, na saúde e no turismo.
Nova Roma do Sul, com uma área de 149 km², altitude de 750 m, tem uma população estimada em 2020 de 3.717 pessoas.
Possui um território formado por vales encantados, misteriosos, onde o silêncio só é quebrado pelo barulho das cascatas, o murmúrio dos rios ou o canto dos pássaros. É um cenário que encanta os turistas que têm o privilégio de visitar um dos mais belos municípios da Serra Gaúcha.

Imagens/Site Oficial da Prefeitura

No Link a seguir confira algumas imagens do Turismo em Nova Roma Do Sul: https://www.turismonovaromadosul.com.br/


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *