Faixa Atual

Título

Artista


Nova Roma do Sul atinge 50% da população com a primeira dose da vacina

Escrito por em julho 8, 2021

Secretaria de Saúde comemora, mas alerta para manutenção dos cuidados

Mais de um ano após o início das medidas restritivas de distanciamento social, Nova Roma do Sul, assim como todo o Brasil, aguarda com ansiedade o avanço da vacinação e o consequente fim do distanciamento e da obrigatoriedade do uso de máscaras. Mas ainda é cedo: enquanto que ao longo de 2020 a cidade contabilizou apenas 98 casos de Covid-19, só em 2021 já foram registrados 327 novos casos.

“Com certeza as vacinas já estão protegendo uma boa parcela da população, mas o momento ainda é de cuidado. Como o efeito da vacinação é coletivo, precisamos de mais de 70% da população completamente vacinada”, frisou o secretário de saúde”, Roberto Panazzolo. Ele lembra ainda que a eficácia comprovada dos imunizantes se dá somente após 15 dias da dose de reforço.

Segundo os dados de vacinação de hoje, 1.919 pessoas receberam a primeira dose da vacina ou a vacina de dose única, o que representa mais de 52% da população. Com o esquema vacinal completo, ou seja, com as duas doses ou com o imunizante de dose única, Nova Roma do Sul contabiliza 874 pessoas.

Com o público ampliado para moradores com 39 anos completos ou mais, na tarde desta quarta-feira chegou a vez do prefeito entrar na fila e se vacinar. Ele compareceu à UBS com a esposa, que também foi imunizada.

“Hoje chegou a minha vez e o único caminho pra solução é esse. Nova Roma é destaque em saúde porque sempre teve uma forte adesão às campanhas de vacinação. Contra a Covid-19 não está sendo diferente: a população está vindo se vacinar o quanto antes e isso vai fazer a diferença”, avalia o prefeito Douglas Fávero Pasuch.

Um dado que localmente pode demonstrar a proteção oferecida pela vacina e a importância de manter os cuidados é o detalhamento dos novos casos na cidade. O boletim epidemiológico do dia 07 de julho de 2021 reporta nove casos ativos, dos quais, um é de pessoa que já tomou as duas doses da vacina. A pessoa apresenta sintomas leves.

Embora repetitivo, é importante lembrar que o uso de máscara em qualquer situação de convívio público continua sendo obrigatório, assim como a higienização das mãos. Aglomerações ainda são vedadas.

O vacinômetro, que divulga as totalizações de doses recebidas e aplicadas pode ser acessado clicando aqui.

Fonte: Prefeitura de Nova Roma do Sul


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *