Faixa Atual

Título

Artista


Nova Prata: Santuário de Nossa Senhora Aparecida tem romaria

Escrito por em outubro 7, 2019

Até o dia 12 de outubro, a comunidade católica de Nova Prata celebra a 78ª Romaria de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O tema desta edição é “Com Maria: escolhidos e enviados em missão!”, e iniciou no primeiro dia de setembro com visitas às comunidades do interior do Município, além de bairros e locais como o presídio e hospital.

Localizada no centro da cidade, a Igreja Matriz foi construída no início de 1939 para ser Santuário de Nossa Senhora Aparecida, cuja forte devoção à padroeira do Brasil, a paróquia já tinha assumido desde 13 de setembro de 1936, quando o então bispo diocesano Dom José Baréa, em grande romaria, entregou à paróquia uma imagem da Santa, sagrada na Basílica Nacional.

Símbolo de fé e religiosidade, a igreja tem estilo arquitetônico eclético com projeto do arquiteto caxiense Criciano Bettanin, que mescla o gótico e o romano. Ela foi construída sob a responsabilidade de Hercules Romanzini, coordenada pelo pároco Luiz Mascarello e foi vialibilizada através de um grande mutirão paroquial, unindo recursos econômicos do dízimo dos cidadãos, com auxílio e mão de obra dos agricultores. Sua inauguração foi no dia 11 de maio de 1943

Atualmente, a Igreja Matriz São João Batista e Santuário de Nossa Senhora Aparecida integra o Roteiro Religioso do Município e pode ser visitada diariamente das 11h30min às 19 horas. As celebrações de missas acontecem de terça a domingo, às 18 horas; e aos domingos às 8 horas. Mensalmente, no dia 12, às 20 horas, são celebradas missas em honra a Nossa Senhora Aparecida. O local é o único Santuário da Padroeira da Diocese de Caxias do Sul.

As celebrações da novena acontecem até o dia 11 de outubro, à noite, às 19h30min com recita do terço e às 20 horas com missa. No sábado, 05, às 15 horas acontece celebração comunitária da unção dos enfermos e no dia 12 – missas as 08 e às 15 horas.

Fotos – Igreja/LFStudio; Nossa Sen Aparecida – Sonia Reginato/C+C


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *