Faixa Atual

Título

Artista


Nova Pádua promove Feira do Livro ao Ar Livre

Escrito por em setembro 10, 2021

A comunidade é convidada a participar do evento que ocorre neste final de semana, na Adega Dom Camilo

A 1ª Feira do Livro ao Ar Livre de Nova Pádua ocorre neste final de semana, sábado (11) e domingo (12). O evento, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Turismo Esporte e Lazer e pelo Instituto Flávio Luis Ferrarini, será realizado no espaço da Adega Dom Camilo estará reservado para a literatura.

A abertura da Feira do Livro será realizada no sábado, a partir das 14h; após, as 16h, haverá o lançamento da obra póstuma de Flávio Luis Ferrarini “Depois da Chuvarada”. No domingo, a Feira do Livro inicia às 10h.

Nos dois dias, a partir das 19h, acontece a exibição do curta-metragem “O Menino da Terra do Sol”, em formato cine drive-in, no estacionamento da Dom Camilo.

Flávio Luis Ferrarini, como poucos, pincelou com poesia sua aldeia. “Depois da Chuvarada” é um livro de crônicas, em que autor narra desafios e sonhos, uma viagem pelas suas lembranças e reflexões. Uma oportunidade para reviver e se emocionar com uma leitura surpreendente que nos leva para dentro de nossa própria história.

É uma obra de grande valor literário, histórico e cultural, idealizada em conjunto para a coletividade, onde valem mais seus minutos interioranos do que horas inteiras de muito poeta da cidade grande. É na simplicidade que Ferrarini encilha o poder devastador do talento que cultiva, prontinho para encantar aos que sabem pescar pérolas”.

Já o curta-metragem “O Menino da Terra do Sol” é baseado no livro autobiográfico e homônimo de Flávio Luis Ferrarini. O curta conta a história de Nini, um menino tímido do interior que vive intensamente a solidão da infância e vai atrás de seu sonho de ser escritor. A produção e execução do filme enquadra-se como forma de representação da identidade cultural e da vida social do interior da Serra Gaúcha (Nova Pádua e Flores Cunha – RS) nas décadas de 60 e 70. Além do valor cultural, literário e histórico, o enredo do curta-metragem traz a representação das mudanças, conflitos e sonhos presentes no processo de crescimento (infância para a vida adulta), essa grande aventura individual do ser humano.

O jovem escritor Gustavo Tamagno Martins, de 21 anos, será o Patrono da Feira. Estarão presentes as editoras e bancas que comercializarão livros, como os florenses do Almanaque Cultural, Livraria Arco da Velha, Livraria Paulus, Livraria Clássica e Livraria do Maneco.

O evento reunirá diversas atrações ao ar livre, como música ao vivo, com a dupla Maicon & Pontel, Juh Manosso e jovens paduenses, exposição com a artista plástica Alessandra Pauletti, artesanato, oficinas de pipas com Roger Castro; comida típica da região e Food Truck para você saborear no piquenique, além da contação de histórias e troca de conhecimentos.


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *