Faixa Atual

Título

Artista


Nova Pádua, ‘O Pequeno Paraíso Italiano’, comemora seu 29° aniversário

Escrito por em março 20, 2021

Antes de sua emancipação, o município era chamado de 16ª Légua do Campos dos Bugres

A cidade de Nova Pádua é carinhosamente conhecida por ser ‘O Pequeno Paraíso Italiano’ e neste sábado (20), está completando mais um ano de sua emancipação. O 29° aniversário do município não será celebrado como costumeiramente em decorrência da pandemia da Covid-19, que impede algumas celebrações, mas os moradores e os turistas não negam o carinho enorme pela cidade. 

Antes de ganhar o nome de Nova Pádua, o território, que começou a ser habitado por imigrantes italianos na década de 1880, era chamado de 16ª Légua do Campo dos Bugres. Sete famílias saiam do Vêneto, na Itália, para se instalarem e começarem uma nova jornada em território gaúcho. 

Em 27 de dezembro de 1892, Nova Pádua recebeu seu primeiro padre, Giuseppe Candido Dalmazzi. Devido ao seu rápido desenvolvimento, Nova Pádua foi promovida como 4º Distrito de Caxias do Sul, no dia 13 de abril de 1904, pertencendo a esse município até 1926, quando foi incorporada em Nova Trento-Flores da Cunha.  

Em 10 de novembro de 1991, a população de Nova Pádua decidiu se emancipar através de plebiscito. Sua criação como município foi decretada em 20 de março de 1992. Fazendo divisa com Flores da Cunha, Antônio Prado e Nova Roma do Sul, o município de beleza inigualável é considerado por muitos um local de calmaria para se habitar. 

Diante da situação atual de pandemia, bandeira preta e distanciamento social as comemorações do 29° aniversário do município foram canceladas. Porém, a falta de comemorações e eventos com o público não fará o amor do bom paduense diminuir pelo ‘Pequeno Paraíso Italiano’.  


Opnião dos Leitores

Deixe uma Resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *